O Jardim da Água (Espanha)

O Jardim da Água (Espanha)


Concepção da ideia e concepção técnica

  • Carmen Varela — Eng.ª Agrónoma e Paisagista
  • Juan Varela — Artista

 

Produção

  • Município de Ponte de Lima

 

Jardim invisível.

Jardim para a pele.

Recentemente classificaram-se mais de vinte sentidos, ampliando-se, de longe, os cinco que consideramos clássicos.

A maioria destes sentidos têm como base a pele, já que esta não é só o mais antigo e amplo dos nossos sentidos reguladores, mas evidencia-se, também, como essencial para a manutenção da vida.

Do mesmo modo, a pele, através do sentido do tacto, é o lugar de comunicação mais íntimo com o mundo e, em qualquer etapa do desenvolvimento, a essência do nosso bem-estar emocional.

O Jardim da Água apresenta-se como um percurso em túnel de visibilidade reduzida, onde, a partir dos diferentes materiais que lhe dão forma, se potencia a capacidade sensitiva do corpo do visitante.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões