Nova Terra - Descobrindo um Novo Mundo (Espanha)

 

Nova Terra - Descobrindo um Novo Mundo (Espanha)


Concepção da ideia

  • Jose Souto – Paisagista

 

Concepção técnica

  • Innova Paisajes
  • Jose Souto – Paisagista

 

Produção

  • Innova Paisajes
  • Município de Ponte de Lima

 

Este foi o Jardim mais votado pelo público na edição de 2017 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que tinha por tema “Jardim das Descobertas”, distinção que lhe conferiu o direito regulamentar de permanecer no certame de 2018.

Brasil, 1500.

Na era dos descobrimentos das novas rotas navais para o comércio, uma caravela portuguesa chega a uma praia brasileira, no local onde mais tarde se fundaria uma colónia portuguesa.

Graças a momentos como este, muitas plantas autóctones da América chegaram à Europa, proporcionando novos alimentos, como o milho maiz, os tomates, os pimentos, as batatas, ananás, maracujá, abacate, cacau…, plantas que darão novas fibras têxteis, como o algodão, látex…, especiarias, como a baunilha…

Novaterra representa um circuito de encontro ao visitante, o qual tem o seu início ao subir a uma representação em madeira, muito básica, de uma caravela portuguesa, permitindo a observação dos tesouros vegetais que se encontram nos barris e terminando com a descoberta de uma minúscula praia tropical em pleno Festival Internacional de Jardins.

História viva.

Genericamente, tratou-se de criar uma paisagem de costa caribenha utilizando elementos vegetais próprios do lugar, combinados com água e areia, local onde uma caravela portuguesa teria carregado plantas hortícolas para trazer para a Europa em 1500.

Os recursos paisagísticos a que se recorreu para a construção do projecto são a água, a vegetação de costa, as plantas hortícolas, a madeira no barco e passadiços e inertes.

O objectivo é efectuar como que um regresso ao passado, uma viagem no tempo a um momento histórico e a um local geograficamente muito distante.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões