Os Frutos da Terra (Alemanha)

Os Frutos da Terra (Alemanha)


Concepção da ideia e concepção técnica

  • Natacha Chevreau - Osthoff – Arq.ª Paisagista
  • Angélique Chevreau – Designer Digital

 

Produção

  • Município de Ponte de Lima
  • Natacha Chevreau - Osthoff – Arq.ª Paisagista
  • Angélique Chevreau – Designer Digital
  • Claire Bréhier
  • Thomas Osthoff

 

A celebração existe em cada cultura e tem muitas facetas, dependendo do evento e dos seus rituais. Na maioria das celebrações, partilhar uma refeição e conviver à volta da mesa é um aspecto deveras importante. Comer, compartilhar e estar juntos são pequenas coisas do quotidiano mas também os ingredientes para uma boa celebração.

O jardim “Os Frutos da Terra” pretende encenar o normal para o transformar no extraordinário. Como brinde para visitantes e para o aniversário do festival, este jardim disponibiliza-se a viver a experiência da celebração sendo os visitantes o elemento fundamental do jardim.

Como um ninho num prado florido, o jardim oferece um lugar secreto e desliga o visitante do mundo. À entrada, altos muros de madeira escondem o espaço central e convidam a seguir o caminho de curvas entre os muros. Em forma do número oito, o símbolo de infinidade, o caminho funciona como representação duma festa interminável e de tempo suspenso.

O visitante entra e descobre o banquete. Aos seus pés está a mesa posta para o banquete, uma mesa de pavimento, em referência à calçada à portuguesa.

Em volta da mesa é a horta que dá comida e cores para o banquete, dividindo-se em três nichos coloridos e oferecendo espaços mais pequenos, além do espaço principal e uma grande variedade de cores e sabores, tal como o faz a celebração.

À volta da mesa há cadeiras altas, à espera que se suba para apreciar o jardim de um ponto mais elevado.

Em qualquer festa, o ambiente sonoro é também muito importante. A comunicação entre convidados, as suas vozes, os sons de acções como comer ou servir, ou a música de fundo cria uma banda sonora para a festa. Como o visitante é um membro activo deste jardim, convidámo-lo a sentar-se numa cadeira para proporcionar um ambiente sonoro. A experiência de celebrar o jardim alcança o seu auge quando todas as cadeiras estão ocupadas, correspondendo às variações naturais duma celebração.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões