Make a wish (Portugal)

Make a wish (Portugal)


Concepção da ideia e concepção técnica

  • Ana Catarina Teixeira - Arquitecta Paisagista
  • Ana Luísa Martins - Arquitecta Paisagista
  • Beatriz Truta - Arquitecta Paisagista
  • Maria Francisca Araújo - Arquitecta Paisagista
  • Sara Costa - Arquitecta Paisagista
  • Telma Coutinho - Arquitecta Paisagista

 

Produção

  • Município de Ponte de Lima

 

A água é o elemento vital da nossa existência. Ao confiar-lhe os seus sonhos, a mesma pode concretizar o que deseja.

Surge assim a ideia de evocar a tradição de pedir um desejo na presença de um elemento de água, aliada ao acto de soprar um dente-de-leão, na esperança que o desejo se concretize. Este conceito apresenta-se como impulsionador de uma relação entre o visitante e o espaço, ou seja, “pedir o desejo” (“Make a Wish”) materializa neste lugar as ideias e os sonhos daqueles que o visitam, sendo à partida um local de deleite que não será esquecido.

Os dentes-de-leão estão destinados à colocação de cartões, disponíveis à entrada do jardim, onde pode escrever os seus desejos e, simultaneamente, marcar a sua presença, deixando um pouco de si e levando consigo um pouco do espaço.

Com o intuito de criar uma perfeita harmonia com o tema, o espaço apresenta um traçado biomórfico e naturalista que retrata da melhor forma as linhas sinuosas da natureza e evoca o movimento da água, inspirado nas ondas do mar.

O próprio local, pela sua beleza natural e interactividade, convida o utilizador a en­trar e permanecer, tirando partido do mesmo para sentir as mais diversas emoções.

Todo o espaço visa um passeio contemplativo e agradável, permitindo que a barreira entre o espaço natural e o ser humano seja quebrada através da marca que fica de cada visitante no jardim e da recordação que este leva para casa.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões