Up! (Polónia)

Up! (Polónia)


Concepção da ideia e concepção técnica

  • Agnieszka Bochenska – Arq.ª Paisagista
  • Aleksandra Gierko – Arq.ª Paisagista

 

Produção

  • Município de Ponte de Lima

 

Os balões sobem cada vez mais alto!

Entre e sente-se, toque ou simplesmente passeie e veja onde os balões vão levá-lo.

Parece que está no País das Maravilhas.

Voar é a ideia que sustenta todo o projecto.

À entrada do jardim estão os balões mais baixos – parecem crescer da terra. Pode sentar-se neles ou até saltar. A disposição dos “bancos” permite conversas informais com os amigos.

Mais no interior, pode ver cada vez mais balões que sobem gradualmente até ao céu. Lançam sombras coloridas na superfície. Não é apaixonante?

Enormes confettis espalham-se por cima das cabeças dos visitantes. Espreite o céu e vai ver uma nuvem verde ou um pássaro roxo. Veja como o espaço se torna azul e bege.

Olhe para o mundo sem óculos cor-de-rosa.

A passagem do sol proporciona cada vez mais variadas composições de cor.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões