Olho de Deus (Polónia)

Olho de Deus (Polónia)


Concepção da ideia e concepção técnica

Agnieszka Bocheńska-Niemiec – Arquiteta Paisagista

Aleksandra Gierko - Arquiteta Paisagista

 

Produção

Município de Ponte de Lima

 

A união da natureza e da alma remove o véu da ignorância que cobre a nossa inteligência, disse uma vez um homem sábio. Ao entrar no abrigo no meio do jardim, todos podem ver o reflexo do ambiente: o céu, as pessoas que estão ao redor, mas também ele ou ela mesma. Ou talvez haja uma partícula divina escondida em cada um de nós? Sente-se e olhe para fora através dos buracos nas paredes e inspire-se. Pode respirar e libertar a sua mente.

Todos os elementos arquitetónicos são feitos de madeira – os visitantes entram no jardim através do caminho de boas vindas com um lancil de madeira. Podem encaminhar-se para o pavilhão com as paredes abertas e sentar-se no banco que tem uma inscrição gravada – o lema do jardim. O abrigo tem uma abertura no topo, através da qual o céu é visível.

Os principais componentes vegetais utilizados no jardim são perenes e foram utilizadas plantas com baixos requisitos de solo e água.

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões