Nota do Coordenador

 

Nota do Coordenador


O Portal "Ponte de Lima Cultural" é uma plataforma digital de promoção e divulgação do património material e imaterial do concelho de Ponte de Lima, aberta a todas as manifestações culturais, educativas e informativas produzidas através dos tempos e na actualidade.

Sobre o âmbito específico deste projecto, remetemos os leitores para o texto introdutório do Portal, com o título “PONTE DE LIMA Cultural - Introdução”, da autoria do Prof. Doutor José Cândido de Oliveira Martins, Docente da Universidade Católica Portuguesa, e para o texto da sua intervenção na sessão de apresentação pública desta plataforma, que teve lugar no dia 6 de Maio de 2017, no Auditório Municipal de Ponte de Lima, gentilmente cedido pela Autarquia Limiana.

O Portal "Ponte de Lima Cultural" assume-se como projecto pioneiro, em permanente construção e actualização, aberto às sugestões e à colaboração de ponte-limenses e de outras comunidades ligadas afectivamente a Ponte de Lima que, através da partilha do seu saber, pretendam contribuir para o enriquecimento deste ambicioso projecto solidário de promoção e divulgação, à escala global, do valioso património cultural desta vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa.

Do ponto de vista informativo, nomeadamente através do espaço “Actualidade”, o Portal "Ponte de Lima Cultural" orienta-se por princípios de rigor e assegura o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores, em conformidade com o disposto na Lei de Imprensa.

Este Portal assume-se também como espaço de opinião, debate e reflexão sobre a Cultura e sobre outros temas de interesse para a Comunidade Limiana, com observância dos valores da democracia pluralista e do pluralismo de opinião, sendo os textos aqui publicados da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Para o envio de sugestões e de colaboração poderá ser utilizado o seguinte endereço de correio electrónico:

pontedelimacultural@gmail.com

José Pereira Fernandes
Coordenador

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões