Jardim da Moura (Inglaterra)

Jardim da Moura (Inglaterra)


 

Concepção da ideia / Concepção técnica
Sara Leão, estudante de arquitetura paisagista

Georgiana Templeton, estudante de arquitetura paisagista
Mohamed Baiomy, estudante de arquitetura paisagista
Charlie Lowsley Williams, estudante de arquitetura paisagista
Leeds Beckett University

Produção
Município de Ponte de Lima

Fotografias
Amândio de Sousa Vieira

 

O Jardim da Moura é um jardim de experiências que conta a história de “A Mal Degolada”, um conto antigo de Ponte de Lima, sobre um amor trágico e proibido entre uma mulher moura e um homem cristão. Conta-se que os dois escondiam o seu amor por diferenças religiosas, uma vez que os pais não o aprovavam.

Um dia, o homem ouve um rumor sobre a infidelidade da sua companheira, que se encontrava todas as noites com um homem junto à fonte, e decide ver com os seus próprios olhos. Quando a noite chega, esconde-se perto da fonte e, ao ver que era verdade, num acesso de raiva, ataca a amante com uma faca. O homem ao lado da mulher, agora morta, grita que ela tinha acabado de ser batizada. Era um frade cristão que todas as noites se encontrava com ela e lhe ensinava a religião junto à fonte, para não levantar suspeitas à sua família.

Quisemos recontar esta história pelo seu final dramático e abrupto, e pela sua ligação a Ponte de Lima.

O jardim está dividido em 6 fases: encontro, paixão, dúvida, raiva, arrependimento e reflexão. Estas emoções sentidas ao longo da história são representadas por uma série de pormenores no design: na fase de paixão, o coreto representa o amor escondido e encarna os seus encontros secretos; a falta de vegetação na fase da dúvida mostra o sentimento de incerteza, com uma janela com vista para a fonte que representa a distância entre os dois amantes; o jardim de pedras na zona da raiva ilustra o estado de caos nessa noite miserável; os degraus no palco do arrependimento estão um pouco fora de alcance para fazer com que as pessoas parem e olhem para onde estão a pisar.

No final do curto passeio, o jardim de reflexão serve para os visitantes processarem a história que viveram, sentando-se numa zona serena, olhando para uma fonte que representa a mulher leal.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões