O Portal dos Sentidos (Portugal, França)

O Portal dos Sentidos (Portugal, França)


 

Concepção da ideia / Concepção técnica
Alicia Alves Salgado, Estudante
Heavana Clavier, Estudante
Héloïse Henrard, Estudante
Julia Lorée, Estudante
Matilde Rocha Vacelet, Estudante
Maud Delpon De Vaux, Estudante
Reina Kleipool, Estudante
Joachim Luxo, Professor e Coordenador do Projeto (Totem, Atelier Français d’Arts Plastiques de Porto)

Produção
Município de Ponte de Lima

Fotografias
Amândio de Sousa Vieira

 

O imaginário é um sonho, não é real. Atua como um portal entre o inconsciente e a realidade.

Com este projeto queremos que o visitante se questione, reflita e que coloque a sua imaginação em ação, imergindo nela.

Este é um jardim interativo que permite viver uma experiência sensorial, estimulando os cinco sentidos do ser humano, fundamentais à sua existência.

Permite ao visitante perceber que a aparente simplicidade destes sentidos é muito mais profunda do que possa acreditar, podendo até fazer esta ligação entre um mundo real e o imaginário.

Cada “caixa-negra”, a que chamamos cápsula, explora um dos sentidos, disponibilizando uma atividade com ele relacionada. A metáfora da “caixa-negra” está ligada à caixa craniana, que serve de base à imaginação.

Existem duas cápsulas que se destacam das restantes: uma representa “o nada”, enquanto que a outra representa “o tudo”.

Todas gravitam à volta do centro, “o nada”, em forma de um Triskle - junção de três espirais no sentido anti-horário. Este símbolo celta está conotado com o sagrado e com o simbolismo da origem da vida.

Quisemos também revisitar, formal e conceptualmente, o abrigo de jardim através de uma visão mais moderna e futurista: a cápsula, um lugar onde é possível meditar.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões