Constelação da Imaginação (Polónia)

Constelação da Imaginação (Polónia)


 

Concepção da ideia / Concepção técnica
Daniel Malinowski, estudante de arquitetura
Marta Kuklewska, estudante de arquitetura

Produção
Município de Ponte de Lima

Fotografias
Amândio de Sousa Vieira

 

O nosso projeto tem um significado literal e metafórico. Criámos construções da imaginação humana na paisagem, envolvente de vegetação, de proximidade com a natureza e de arte no jardim. Quem é que não associa a imaginação às estrelas?

Ao entrar no nosso jardim, pode ver sete constelações, representadas em placas e que, na nossa perspetiva, são as mais interessantes.

Aqui verá a constelação de Oríon, considerada a mais bela do céu, Capricórnio ou a constelação de Touro. Cada “furo” no quadro simboliza uma estrela, que pode ser vista no céu depois de escurecer (não é assim tão óbvio, é preciso olhar mais de perto, com a devida atenção, e dar asas à imaginação). Ao olhar para o nosso projeto, de uma perspetiva aérea, ou para a sua projeção, verá a constelação da Ursa Maior, disposta a partir das paredes.

Para além das placas colocadas no jardim, também nos concentrámos em assegurar que a natureza circundante se enquadra perfeitamente no ambiente e no tema principal. Seguindo o curso da imaginação, notámos que a ideia do que criámos não deve ser desperdiçada de forma alguma, somos contra o desperdício do que o mundo nos deu! Qualquer planta que tenha sido selecionada para o projeto pode ter uma segunda vida, pode comer-se o seu fruto, utilizar as suas flores para processamento ou como especiaria.

Olhando através das “estrelas”, podemos ver como a natureza é bela e como afeta fortemente a nossa imaginação. O principal objetivo da criação deste jardim foi permitir ao visitante passar algum tempo nele e sair com a mente aberta.

Talvez, por vezes, tenhamos de olhar para as estrelas para nos trazer à Terra?

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões