João Carlos Brandão Gonçalves

 
« Retroceder

João Carlos Brandão Gonçalves


 

João Carlos Brandão Gonçalves, professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nasceu em Ponte de Lima em maio de 1966, tendo frequentado a Escola Primária de Ponte de Lima, Escola António Feijó e Escola Secundária de Ponte de Lima. Terminou o 12.º ano em Viana do Castelo, na Escola Secundária de Monserrate, onde fez também o curso do Magistério Primário. Já na década de 90 do século XX, terminou o Curso de Estudos Superiores Especializados, na área das Novas Tecnologias e Imagem. Já no século XXI finalizou o mestrado em Ciências da Comunicação, defendendo uma tese sobre jornais escolares.

Tem uma forte relação com a sua comunidade, sendo sócio-fundador da Escola Desportiva Limiana, Liga dos Amigos do Hospital Conde Bertiandos e do Batotas - Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima. Desempenhou funções diretivas na Escola Desportiva Limiana, Associação Desportiva "Os Limianos", Batotas - Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima e Clube Náutico de Ponte de Lima.

No campo editorial, é autor da obra "Os Limianos e a História do Futebol em Ponte de Lima", uma edição do Município limiano de 2013, colaborando ainda com diversas publicações locais, designadamente "O Anunciador das Feiras Novas", revista "Limiana" e jornal "Alto Minho". Coordenou ainda a publicação de três edições do "Anuário" do Clube Náutico de Ponte de Lima, nos anos 2013, 2014 e 2015. Coordenou ainda, em parceria com Adelino Tito de Morais, o "Anuário" da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, nos anos 2007 e 2009.

Em 2007 foi o organizador e co-autor de um dos textos, da obra "A Televisão e a Escola - EB1 de Paredes de Coura".

Actualmente, João Carlos Gonçalves exerce o cargo de Presidente da Direcção do prestigiado Clube Náitico de Ponte de Lima. 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões