Filipa de Arrochela Lobo

 

Filipa de Arrochela Lobo


 

Filipa de Arrochela Lobo é licenciada em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pós-graduada em Ciências Documentais – variante de Bibliotecas e Centros de Documentação – pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique.

Nos primeiros anos de atividade, exerce a profissão de jornalista, desenvolvendo trabalhos diversos em órgãos de comunicação de âmbito nacional e regional. Dedica-se, desde 2010, à área de biblioteconomia.

Natural de Braga, reside há largos anos em Ponte de Lima, vila com a qual mantém uma relação de afetividade por força da ligação profissional de alguns familiares ao concelho.

Desempenha funções na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

 

Livros publicados

Teresa numa viagem ao tempo do Cardeal Saraiva, em co-autoria com Ana Carneiro. Ponte de Lima: Município, 2016. ISBN  9789728846602.

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões