Elisabete Araújo

 
Ver mais

Elisabete Araújo


 

Elisabete Araújo nasceu a 1 de Setembro de 1969, na cidade de Luanda, em Angola. Com seis anos de idade e com o regresso da família a Portugal, veio viver para Ponte de Lima, no coração do Alto Minho.

É licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, com pós-graduação em Direito do Trabalho, desenvolvendo a sua actividade profissional como formadora certificada, desde 1994, nas áreas de Gestão de Recursos Humanos, Gestão Hoteleira, Comportamental e Desenvolvimento Pessoal.

Numa terra de História, de lendas e poesia, muito cedo descobriu a paixão por escrever contos e, aos 16 anos, já publicava os seus textos em publicações da região.

Em 2011, publica o seu primeiro livro: Mêda – Entre a Serra e o Douro, com fotografia do seu filho António Jorge, e, em 2017, o livro de contos infantis O Mundo Mágico das Fadas Elementais.

Depois de 25 anos a viver em Vila Nova de Gaia e a trabalhar como Gestora de Recursos Humanos numa multinacional, regressa em 2012 a Ponte de Lima, onde é formadora e gere a empresa de formação Três R’s – Formação, Turismo e Lazer, Lda.

A escrita continua a ser a sua grande paixão.

 

Bibliografia


1 - Mêda - Entre a Serra e o Douro

Mêda - Entre a Serra e o Douro é uma viagem por terras medenses.

A Beira Alta é uma zona riquíssima de Portugal em termos de património arqueológico e a Mêda é um bom exemplo, aliando ainda uma envolvente natural lindíssima, e em alguns locais inexplorada. Com os seus campos verdejantes, cobertos de vinhas, olivais e amendoais, todo o concelho da Mêda oferece aos seus visitantes uma diversidade de paisagens em que alternam os montes de granito e mato espontâneo, campos de amendoeiras que deslumbram o visitante na Primavera quando começam a florir, pinhais frondosos e vários rios e ribeiros em que os adeptos da pesca poderão encontrar enguias e barbos.

Por terras medenses encontram-se castelos e ruínas, solares e casas brasonadas, pelourinhos, igrejas e capelas, fragas e fontes com história que vale a pena conhecer.

Em cada aldeia, encontramos verdadeiros tesouros do património nacional. Entre montes de granito e vegetação espontânea, encontramos três magníficos castelos, o de Ranhados, o de Longroiva e o de Marialva. Testemunhos incontornáveis da importância histórica destas terras nas lutas e batalhas da Idade Média.


2 – O Mundo Mágico das Fadas Elementais

O Mundo Mágico das Fadas Elementais é um livro de contos infantis, com tradução de Vera Araújo em inglês e de Isabel Pedro em francês e ilustração de Edith Rizzo, que conta as histórias de quatro meninas-fadas: Arabela, Marina, Héstia e Teresa.

Arabela, que representa o elemento da natureza "Ar", é uma menina que um dia encontra no jardim da mãe, entre os amores-perfeitos, uma fada pequenina, Ariel;
Marina, que representa o elemento da natureza "Água", é uma pequena sereia que um dia descobre um navio naufragado no fundo o mar e descobre o segredo que envolve a sua família;
Héstia, que representa o elemento "Fogo", é uma "menina-fada" cheia de mistério e que encanta todas as pessoas que vivem na aldeia;
Teresa, a "menina-fada" que representa o elemento da Natureza "Terra" e que vive uma história maravilhosa no dia em que perdeu o seu bem mais precioso - uma linda pulseira de sete borboletas douradas que a avó lhe havia dado.

O Mundo Mágico das Fadas Elementais é um livro que une os contos de Elisabete Araújo e as ilustrações de Edith Rizzo: Elisabete escreve sobre o mundo mágico das fadas elementais; Edith pinta o mar, a mata e a magia – a magia da natureza e do mundo encantado das fadas.


Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões