Rainha D. Teresa «… E Fez Vila o Lugar de Ponte»

 

Rainha D. Teresa «… E Fez Vila o Lugar de Ponte»


 

 

Autor: Amândio de Sousa Vieira
Edição: Município de Ponte de Lima, 2023

 

Rainha D. Teresa «… E Fez Vila o Lugar de Ponte» é uma nova versão da obra publicada no ano 2000 pelo próprio autor, agora revista e aumentada.

Apresentada ao público no Auditório Municipal, em 4 de março de 2023, na Sessão Solene das comemorações do Dia de Ponte de Lima, esta obra é um documento fundamental para a compreensão da figura histórica que fundou esta vila por Foral de 4 de março de 1125.

Retomando a versão original, Amândio de Sousa Vieira expandiu o seu plano original e incluiu nesta edição também as ligações de D. Teresa com outras freguesias do concelho, como a Correlhã e Refoios do Lima. Uma parte fundamental desta obra renovada é consagrada a evocar um alargado conjunto de eventos e manifestações culturais que ocorreram nas últimas décadas, fruto da iniciativa da sociedade limiana e do Município, que provam a relevância crescente que D. Teresa foi assumindo para os limianos.

Na opinião de Vasco Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, [a publicação desta nova versão] é uma maneira de agradecer a Amândio de Sousa Vieira essa sua iniciativa pioneira na atenção consagrada à fundadora de Ponte de Lima. Se hoje estamos todos familiarizados com esta personagem incontornável dos primórdios da história de Portugal, e que deu ser à nossa vila, tal deve-se em parte à existência deste livro. Nele estão também plasmados o apego e a paixão incondicional do autor por esta Terra. Mas esta nova edição de uma obra inteiramente dedicada à Condessa Portucalense assume igualmente um carácter simbólico de notável relevância, ao formar uma espécie de arranque para as grandes comemorações, que se avizinham, dos 900 Anos do Foral de Ponte de Lima.

 

Outras obras do Autor

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões