Património Imaterial de Ponte de Lima

 

Património Imaterial de Ponte de Lima

A obra “Património Imaterial de Ponte de Lima” integra um conjunto de volumes que visa o estudo alargado do Património Limiano em muitas das suas vertentes, naquele que é considerado um dos maiores e mais audaciosos desafios do Projecto Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade, lançado pelo Município de Ponte de Lima.

 Coordenado pelo Prof. Doutor Álvaro Campelo, este trabalho abrange, ao longo de mais de 260 páginas profusamente ilustradas, temáticas tão diversas como as festas e os rituais, a tradição oral e a memória colectiva, passando por manifestações do nosso quotidiano que vão da gastronomia às cantigas populares, da Vaca das Cordas à Serrada da Velha, das lendas às crenças, dos artefactos agrários às Feiras Novas.

 Conforme assinala o Coordenador da obra, “sempre que uma sociedade vive um momento em que repensa a sua história e procura encetar caminhos novos para o desenvolvimento e para enfrentar os desafios que as situações difíceis lhe colocam, deve recorrer à sua memória histórica, ao seu património imaterial. A memória não é mais esse local onde são colocados os restos de um passado, as sobras de momentos e tradições devorados pelo tempo. A memória cultural de uma comunidade é o acervo legítimo a que ela deve recorrer sempre que necessário para enfrentar o futuro e ultrapassar as dificuldades mais urgentes e difíceis. É a capacidade de inovar a partir da herança patrimonial e de fundar na história as decisões a tomar que define as sociedades com futuro”.

 Restantes obras que integram o Projecto Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade:

Figuras Limianas;
Ponte de Lima, uma Vila Histórica do Minho;
As Condições Naturais e o Território de Ponte de Lima.

 

Como adquirir esta obra

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões