As condições Naturais e o Território de Ponte de Lima

 

As condições Naturais e o Território de Ponte de Lima


 

A obra "As Condições Naturais e o Território de Ponte de Lima", coordenada pelo Eng.º Joaquim Mamede Alonso, Professor da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, e integrada no conjunto das publicações do Projecto Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade, dá um contributo ímpar para o conhecimento de toda a estrutura e evolução do território que forma o Concelho de Ponte de Lima, tendo reunido, para a respectiva execução, um conjunto notável de reputados especialistas e técnicos oriundos de instituições tão diversas como a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e a Equipa de Espaços Verdes do Município de Ponte de Lima.

Com um conjunto, de dimensão interessante, de imagens que ilustram densamente a publicação, destaque também para os quadros interpretativos e, especialmente, para o conjunto de cartografia, trabalhada em exclusivo para o presente tomo, da responsabilidade da equipa do Centro de Informação Geográfica da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, sediada no Convento de Refóios do Lima.

Mamede Alonso, na introdução do volume, destaca: A profundidade técnico-científica e a apresentação escrita e gráfica do trabalho atenderam à diversidade de interessados num estudo deste tipo seja por formação escolar ou profissional, por lazer ou curiosidade. Nesta obra pretendeu-se uma integração multidisciplinar, análise sistémica e integrada do território, ainda que a sequência e a extensão dos temas vise uma interpretação fácil, contínua e uniforme do território. A metodologia e a abordagem incidem sobre a análise das condições e o património natural mas também na sua dependência das actividades humanas, num claro equilíbrio entre a estabilidade temporal do meio natural, a história e as dinâmicas da ocupação e intervenção humana.

E a terminar, na respectiva Conclusão, deixa-nos mais uma mensagem que funciona como um excelente aperitivo para a consulta desta obra: A síntese conseguida em cada tema é susceptível de estudos e relatórios específicos que enquadrem os desafios para o futuro, no quadro da acção colectiva, relacionados muito acima de tudo com o planeamento, ordenamento e gestão territorial como síntese de uma leitura sistémica e visão para o desenvolvimento sustentável do concelho. As estratégias de conservação ambiental, no âmbito do desenvolvimento de espaços com uma matriz rural orientam os actuais percursos e desafios que salvaguardam a realidade, a memória e respeitem as mudanças próprias dos valores, dos interesses, das representações e a própria organização e mobilização dos actores locais.

 

 Restantes obras que integram o Projecto Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade:

 Figuras Limianas;
Património Imaterial de Ponte de Lima;
Ponte de Lima, uma Vila Histórica do Minho.

 

Como adquirir esta obra

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões