Ponte de Lima - Uma Vila Histórica do Minho

 

Ponte de Lima - Uma Vila Histórica do Minho


 

O livro "Ponte de Lima – Uma Vila Histórica do Minho" está integrado no conjunto de volumes que visa o estudo alargado do Património Limiano em diversas vertentes, naquele que é considerado um indicador de sucesso do Projecto Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade.

Foi coordenado pelo Prof. Doutor Carlos Alberto Brochado de Almeida, que reuniu um leque significativo de investigadores para abordar as diferentes temáticas estudadas.

A obra, com cerca de 380 páginas embelezadas com vasta iconografia, divide-se em 11 capítulos que se debruçam sobre a História de Ponte de Lima, com especial destaque para a Vila e evolução do Centro Histórico. As origens pré-medievais, o território na Alta Idade Média, a muralha medieval, a arqueologia no Centro Histórico e as mais recentes interpretações à face dos vestígios e testemunhos encontrados, o urbanismo e a evolução urbanística, a evolução arquitectónica, o património religioso, a importância da feira ao longo dos tempos e as perspectivas que o presente abre para o futuro, são apenas alguns dos aspectos que o volume encerra.

Segundo as palavras do Coordenador, não é obra perfeita, nem pretendemos, em tempo algum, que o venha a ser. Ela é o ponto de partida para outras investigações, outros projectos, talvez outros autores. Só assim se deslaçam ideias, desbravam caminhos, se entrechocam opiniões. Ninguém é detentor da verdade e mesmo em História há muitas verdades. Só assim o conhecimento humano avança.

Todas as formas de Património são âncoras comunitárias, motivo de orgulho e de exaltação. São referências quando se pretende perspectivar o futuro, quando ele começa a levantar a aldrava da porta, contudo, ele não poderá ser encarado como uma reserva, recordação ou nostalgia de um passado próximo ou mais distante. O Património tem de ser visto e encarado como algo que é actual, que está presente e vivo, que é parte integrante do quotidiano de cada comunidade. Como um dia escreveu Croce “o património, independentemente, da sua idade, só pode ser contemporâneo”.

 

 Restantes obras que integram o Projecto Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade:

 Figuras Limianas;
Património Imaterial de Ponte de Lima;
As Condições Naturais e o Território de Ponte de Lima.

 

Como adquirir esta obra

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões