Figuras Limianas

Figuras Limianas


A obra “Figuras Limianas  integra o conjunto das publicações do Projecto Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade, encerrando com chave de ouro o ambicioso programa traçado pelo Município de Ponte de Lima, que permitiu estudar o Património Limiano nas mais distintas vertentes.

 Coordenado pelo Eng.º João Gomes de Abreu de Lima, dedicado investigador local, com muitas e boas provas dadas na área da História de Ponte de Lima, este volume contou com a colaboração de cerca de meia centena de especialistas em diversas matérias, que estudaram a centena e meia de personagens que, nas mais variadas circunstâncias, ligaram o seu nome a Ponte de Lima.

 O volume contém preciosas colaborações que trazem mais-valias para o estudo e aprofundamento de factos históricos e das biografias dos seleccionados, muitos deles, até hoje, desconhecidos da maior parte dos Limianos; factos e pormenores recentemente descobertos após aturadas investigações; e aquele que se pode considerar o maior conjunto iconográfico, reunido num só volume, respeitante a Ponte de Lima.

 Atente-se nas palavras de João Gomes d’Abreu, coordenador da obra:

 «A imagem mental que esboçamos quando somos confrontados com um conjunto de circunstâncias da vida de um indivíduo, nem sempre se ajusta à realidade de um retracto que não conhecíamos e mais tarde se nos revela. Achámos, por isso, que se justificava um esforço para a obtenção dos retratos das personagens apresentadas, tarefa naturalmente complexa e muitas vezes inexequível, já que apenas metade delas tinham alcançado a época em que a fotografia se generalizou. Mesmo assim, socorrendo-nos de pinturas, de gravuras e de desenhos foi possível estender a cobertura a dois terços da galeria.

 Situação semelhante se verificou com a recolha dos autógrafos, que depois se cingiu apenas à assinatura. Se a fisionomia é muitas vezes o espelho da alma, a expressão escrita, também ela, traduz muito do carácter do indivíduo e revela tendências, modas e aptidões que ajudam a enquadrá-lo e a compreender a sua relação com o tempo e com o espaço. Aqui fomos, naturalmente, mais felizes, conseguindo uma cobertura que ultrapassou quatro quintos do conjunto e mais longe iríamos se tivéssemos o tempo por nossa conta.

 Valeu a pena o trabalho, porque se desmistificaram tradições fantasiosas, identificaram-se personagens míticas e constituiu-se um valioso repositório de imagens, muitas absolutamente inéditas e em risco de se perderem. Criou-se, assim, uma compilação estruturada e credível de dados biográficos das mais eminentes Figuras de Ponte de Lima, que é sempre um ponto de partida útil para investigações mais arrojadas e permite, de futuro, balizar com maior conhecimento de causa a História da nossa Terra e evocá-la com maior sentido de oportunidade. 

E diz mais: Creio bem que este tipo de abordagem da História Local, em que se privilegiam os seus actores, procurando conhecê-los intimamente, contribui para uma visão mais completa da sociedade em que se integraram e dos acontecimentos em que estiveram envolvidos».

 

 Restantes obras que integram o Projecto Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade:

 Património Imaterial de Ponte de Lima;
Ponte de Lima, Uma Vila Histórica do Minho;
As Condições Naturais e o Território de Ponte de Lima.

 

Como adquirir esta obra

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões