Catarina Dantas

Ver mais

Catarina Dantas


 

Filha de pai limiano – o Escritor Luís de Sousa Dantas (1946-2011) – e de Rosinda Maria Pereira Palma, natural de Castro Marim, Catarina Dantas nasceu em 1993, é natural de Lisboa e concluiu o curso profissional de Design de Comunicação. Tirou posteriormente licenciatura em artes.

No seu início de percurso, colaborou em alguns livros com seu pai. Promoveu esses projetos, através dos recursos visuais: ilustração, o desenho e a fotografia. Aos treze anos, recolheu todos os seus desenhos de infância e publicou-os em Os Meus Primeiros Desenhos.

Algum tempo depois, realizou o cartaz para o evento em memória do pai Recordar Luís Dantas - Memórias de Vida e Obra (organizado pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima), no âmbito da Feira do Livro. Nessa altura, colaborou novamente com fotografia, desenho e ilustração, desta vez, para a Revista Limiana, e durante três anos.

Ajuda a desenvolver produtos e promove marcas. Proporciona elementos visuais procurando o entendimento ténue que existe entre o design e a arte. Vê no design visual, uma relevante sensibilidade e estética (que é mais própria de artes manuais: pintura e desenho). Todavia, o seu produto final é digital.

As suas imagens são à base da abstração e ilustração. Caraterísticas do seu registo de imagem são as sombras delineadas, da noção de individualidade, assim como, ainda, a junção e sobreposição da linha e da cor. São também características do seu registo o uso das cores neutras. E, ainda, o uso de cores sóbrias, próprias de livros e textos, lembrando-lhe memórias, ideias e estados de espírito. Muito raramente representa retratos.

Os estudos em design tiveram lugar na Escola Secundária Artística e Profissional António Arroio. A licenciatura de artes foi feita na Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões