Visita de Ovídio Carneiro à Casa Norton de Matos, em Ponte de Lima, em 27 de Junho de 2021

 

Visita de Ovídio Carneiro à Casa Norton de Matos, em Ponte de Lima, em 27 de Junho de 2021



Amândio A. de Sousa Vieira
Texto e fotografias



Ter acompanhado o Arquiteto Ovídio Carneiro, a sua esposa e os seus dois excelentes filhos à Casa Norton de Matos, nesta vila de Ponte de Lima, foi um dos momentos emocionantes da minha vida de fotógrafo.

Embora a minha presença fosse consequência da minha vida, tão ligada a registar e guardar o que mais me sensibiliza, não posso deixar de fazer este humilde, mas muito sentido depoimento, pela grande consideração que tenho por este artista limiano, que um dia me deu a honra de estar a seu lado, no nosso Teatro Diogo Bernardes, na apresentação de um dos meus livros, sobre um tema que também a ele é muito caro; ali nos ofereceu mais um dos seus extraordinários cartazes das Feiras Novas.

Foram muito bem recebidos pela Dona da Casa, D. Maria Emília Norton de Matos, que fez questão, desde o primeiro momento, que esta visita de saudade fosse um terno momento de encontro com o passado.

Por certo que o Arquiteto Ovídio, afilhado preferido da minha querida avó Delfina (e é por aí a minha ligação afetiva), sentiu que estava a regressar a um tempo já um pouco distante. Recordaria o General Norton de Matos, seu amigo e protetor, por quem nunca deixou de ter um enorme reconhecimento e a mais delicada consideração. Pintou, quando jovem, o retrato do General, a Casa que lhe dizia muito, e uma encantadora criança, que hoje, já uma senhora, o recebia e lhe mostrava carinhosamente muitas das obras de arte que o Arq. Ovídio fazia questão de oferecer aos que ali o protegiam e acolhiam, quando era criança e adolescente.

Se a saúde não lhe permitiu desfrutar plenamente da emocionante visita, de certeza, bem dentro do seu coração, entendeu que o rodeava um verdadeiro reencontro com a amizade sempre ali encontrada, no passado, por parte do General e família (naquele momento por parte da Senhora da Casa), acompanhado pelos seus, que o rodeavam de uma sincera ternura.

27.06.2021

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões