Carta do General Norton de Matos, de 1953, que abriu as portas da Casa Pia de Lisboa a Ovídio da Fonte Carneiro

 

Carta do General Norton de Matos, de 1953, que abriu as portas da Casa Pia de Lisboa a Ovídio da Fonte Carneiro

 

 

General NORTON DE MATOS
Ponte de Lima
Portugal

24 de Setembro de 1953

 

Ex.mo Senhor
Doutor Pedro de Campos Tavares
Dig.mo Procurador da Casa Pia de Lisboa

 

Vive nesta vila de Ponte de Lima um rapazinho de 15 anos de idade, com notáveis qualidades artísticas e de inteligência, de boa índole, bem educado e muito simpático pelo seu porte e maneiras. Vive com a sua Mãe, boa mulher e muito trabalhadeira e merecedora do bom acolhimento dos habitantes desta vila que como eu e minha família a estimamos e consideramos a ela e ao filho.

Foi este rapazinho educado e instruído na Oficina de S. José, onde se encontra actualmente, estimado pelo seu Director, o Rev.º Prior desta vila, pelo pessoal docente e pelos colegas.

Deseja ele, a Mãe, e todos nós que este rapazinho, cujo nome é Ovídio da Fonte Carneiro, seja auxiliado de modo que as suas qualidades se aproveitem e se faça dele um homem útil à sua Pátria e à humanidade inteira. É este também o meu desejo e impelido por este sentimento me venho dirigir a V.ª Ex.ª a pedir-lhe com o maior empenho que faça o possível para que Ovídio da Fonte Carneiro seja admitido na Casa Pia de Lisboa e apoiado por essa Instituição, à qual o nosso Paiz tanto deve, ele possa atingir a situação que ambiciona.

Junto a esta carta os seguintes documentos:

- Requerimento de Ovídio da Fonte Carneiro ao Senhor Subsecretário do Estado da Assistência Social, a pedir o seu internamento na Casa Pia de Lisboa;

- Certidão de Nascimento do mesmo;

- Atestado médico e de vacina;

- Diploma de aprovação com distinção nas provas do exame de 2º grau de ensino primário elementar;

- Atestado da junta de Freguesia de Ponte do Lima;

- Informação do Rev.º Padre Manuel José Barbosa Correia, Prior da Vila de Ponte de Lima e Director da Oficina de S. José;

- Em envelope separado seguem alguns trabalhos artísticos dos muitos já executados por Ovídio da Fonte Carneiro.

No caso de deferimento e boa solução desta pretensão, peço a V. Ex.ª se digne dizer-me o enxoval que o rapazinho deve levar e mais despesas a fazer.

Termino pedindo a V. Ex.ª que me desculpe o incómodo que lhe venho dar e que aceite as minhas mais subidas manifestações de consideração e respeito.

Norton de Matos

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões