Ovídio Carneiro no Dicionário de Autores Casapianos (Edição de 1982)

 

Ovídio Carneiro no Dicionário de Autores Casapianos (Edição de 1982)

 

 

 Transcrição

 

CARNEIRO, Ovídio da Fonte. Aluno da Secção de Pina Manique da CPL (1953-1960). Pintor e Arquitecto. Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, com a classificação de 18 valores.
Em 1976 completou o curso de Arquitectura da mesma escola.
Professor de Desenho no ensino Liceal.
Prémios: 1.º Prémio de pintura do Salão Primavera da Junta de Turismo da Costa do Sol (1964); Medalha de Bronze do Salão de Outono da Junta de Turismo da Costa do Sol (Estoril), 1963; Prémio Domingos Sequeira no VII Salão de Novíssimos de 1965.
Nasceu em Ponte de Lima a 27-3-1938.
Autor, entre outros trabalhos, de: Naufrágio – “Prémio Domingos Sequeira” de gravura de 1965. In Bibl.-Museu Luz Soriano do Ateneu Casapiano. Os alunos da Casa Pia de Lisboa desfilam defronte dos Jerónimos no dia 3 de Julho – Aguarela (trabalho executado ainda quando aluno).

 


Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões