Ermelinda Mendes (Ermelinda Vieira Rodrigues Mendes) nasceu a 17 de Fevereiro de 1949 na vila de Ponte de Lima, na Rua General Norton de Matos, mais conhecida por Rua do Pinheiro.
É casada e mãe de uma filha.
Tem como habilitações literárias a 4.ª classe.
O seu gosto pela poesia já vem dos seus tempos de menina. Recorda que na 2.ª classe já fazia poemas dirigidos à sua professora de então, D. Carolina Carneiro.
Tanto na catequese como na escola, era solicitada para escrever e recitar poemas para as festinhas de Natal e Páscoa. Já nessa altura a professora dizia que tinha um dom para escrever:
Gosta de ler livros de Fernando Pessoa e António Feijó, sendo este último o seu eleito. Pensa, ainda hoje, que ele foi a razão para gostar tanto de escrever poesia.
Mas, no decorrer da sua vida e devido ao trabalho, foi obrigada a parar, ficando sempre o sonho de um dia poder escrever um livro de poesia.
Esse sonho tornou-se realidade em 2007 com a publicação da obra Quadras e Poemas Soltos e, em 2015, com a obra “Estrada da Vida”.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões