“Brinquedo, Património e Identidade Cultural: vínculos de história e memória coletiva”
Auditório dos Paços do Concelho de Ponte de Lima - 6 e 7 de fevereiro de 2026
No âmbito das comemorações dos 900 anos de Ponte de Lima, realiza-se nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026 o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, subordinado ao tema “Brinquedo, Património e Identidade Cultural: vínculos de história e memória coletiva”. O encontro terá lugar no Auditório dos Paços do Concelho e reunirá investigadores, colecionadores, especialistas e representantes de conceituadas instituições nacionais e internacionais.
Durante dois dias, os trabalhos incluem a apresentação de painéis temáticos, comunicações científicas e momentos de debate, proporcionando um espaço privilegiado de partilha de conhecimento, reflexão e colaboração interdisciplinar. Estarão representadas diversas instituições de ensino superior, museus e associações dedicadas ao estudo e salvaguarda do brinquedo, com destaque para a participação de especialistas ligados à APPI – Associação Portuguesa para o Património Industrial, à TICCIH-Portugal – Comité Internacional para a Conservação do Património Industrial e ao ITRA – International Toy Research Association.
Este primeiro congresso assume-se como um marco na afirmação do brinquedo enquanto símbolo de memória, identidade e património cultural, reforçando os laços entre investigadores e comunidades e promovendo o reconhecimento do brinquedo como parte integrante da herança cultural portuguesa e universal.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, e constitui uma oportunidade única para todos os interessados no estudo, preservação e valorização do brinquedo enquanto elemento essencial da nossa história coletiva.
Inscrições em: https://www.cm-pontedelima.pt/p/congresso-internacional-brinquedo.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
28 de janeiro de 2026
Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões