900 anos de foral de Ponte de Lima em exposição na Assembleia da República

 
Ver mais

900 anos de foral de Ponte de Lima em exposição na Assembleia da República


 

A Assembleia da República recebe a exposição “Ponte de Lima, 900 anos de Foral – 1125-2025” a inaugurar no dia 26 de fevereiro, às 18h30.

Esta exposição, promovida pelo Município de Ponte de Lima em colaboração com a Assembleia da República, no âmbito do Dia dos Municípios na Assembleia da República, retrata parte da História de Ponte de Lima ao longo dos seus 9 séculos desde que a rainha D. Teresa outorgou foral e “fez Vila o Lugar de Ponte”.

No mesmo dia, pelas 17 horas, decorrerá uma sessão de apresentação sobre captação de investimento Portugal-Brasil, que contará com a participação de algumas individualidades ligadas à área empresarial dos dois países.

Segue-se a inauguração da exposição pelo Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz. O momento contará com a participação de um artista limiano, Diogo Penha, e no final da inauguração haverá uma degustação de produtos limianos, levando até à Casa da Democracia portuguesa os sabores de Ponte de Lima.

A exposição “Ponte de Lima, 900 anos de Foral – 1125-2025” ficará patente até ao dia 7 de março.

 

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
25 de fevereiro de 2025

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões