Apresentação do livro “D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte”

 

Apresentação do livro “D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte”


 

O Município de Ponte de Lima vai promover a sessão de apresentação do livro “D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte” da autoria de Adélia da Silva Lima Araújo, com ilustração de André Lima Araújo, no dia 8 de novembro de 2025, pelas 15h00, no auditório a Biblioteca Municipal.

Trata-se de uma obra de literatura infanto-juvenil cujo enredo decorre no início do século XII, no dealbar da nacionalidade portuguesa, em território limiano, e celebra as festividades da doação do Foral à Vila por parte da Condessa D. Teresa, que todos os intervenientes da narrativa já apelidavam de Rainha.

Adélia da Silva Lima Araújo, licenciada em História, e a frequentar o Mestrado em Estudos Medievais, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, exerce atualmente a sua profissão como Técnica Superior do Município de Ponte de Lima.

André Lima Araújo, licenciado em Arquitetura pela Universidade do Minho, Pólo de Guimarães, é artista de banda desenhada, com prestígio nacional e internacional. Colaborador da Marvel até 2019, assim como de outras grandes empresas da banda desenhada, escreve e desenha, atualmente, os seus próprios livros a solo ou em estreita colaboração com outros escritores e artistas.

A apresentação estará a cargo de Amândio de Sousa Vieira, autor do prefácio.

 

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
24 de outubro de 2025

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões