Ciclo de Palestras sobre a vida e obra do Beato Francisco Pacheco

 

Ciclo de Palestras sobre a vida e obra do Beato Francisco Pacheco


 

No âmbito das celebrações dos 900 Anos da Fundação de Ponte de Lima, e assinalando também o início das comemorações dos 400 Anos do Martírio do Beato Francisco Pacheco (1565-1626), o Município de Ponte de Lima promove, no próximo dia 28 de fevereiro, a partir das 14h30, um Ciclo de Palestras consagrado à vida e obra deste notável missionário.

A sessão, a realizar nas instalações do Auditório Municipal, nos Paços do Concelho, contará com a presença de uma plêiade de conferencistas, que se debruçarão sobre vários aspetos da missionação portuguesa no Oriente, sobre a epopeia dos religiosos naquelas paragens, nomeadamente dos Jesuítas, sobre a ação evangelizadora de Francisco Pacheco sobretudo no Japão e o significado do martírio, não esquecendo os aspetos biográficos que o ligam às suas raízes em Ponte de Lima.

Trata-se de uma oportunidade única para o conhecimento e debate em torno da vida do mártir jesuíta, dos seus feitos e do contexto em que viveu, esperando-se venha a ter uma enorme recetividade junto do público.

À noite, seguir-se-á um concerto, a realizar às 21h30 na Igreja Matriz, centrado na música do século XVII, época em que viveu o jesuíta natural de Ponte de Lima.

Estes eventos de cariz mais cultural (Ciclo de Palestras e Concerto de Música do século XVII), a acontecer no dia 28 de fevereiro, darão também já o mote para as celebrações a realizar em junho, mês do martírio de Francisco Pacheco (martirizado a 20 de junho), aí já marcadas também por uma forte componente religiosa.

 

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
3 de fevereiro de 2026

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões