Está agendada para o próximo dia 11 de julho, às 21h30, na Igreja Matriz, a cerimónia pública de apresentação do livro As Grandes Cheias em Ponte de Lima, da autoria de João Carlos Gonçalves (texto) e Amândio de Sousa Vieira (fotografia), uma obra editada pelo Município no ano em que se estão a comemorar os 900 Anos da Fundação de Ponte de Lima.
O fenómeno recorrente das cheias, quando o rio Lima se instalava em pleno centro histórico da vila, avançando sobre o casario, as ruas e os largos da vila, tem nesta publicação a abordagem mais desenvolvida até ao momento, fruto de longos anos de investigação por parte de João Carlos Gonçalves, a que se soma o notável acervo fotográfico que foi sendo recolhido e tratado por Amândio de Sousa Vieira.
Num ano tão simbólico para esta localidade que completa nove séculos de história, a edição da presente obra, dedicada a um tema tão importante para o imaginário da comunidade limiana, constituirá certamente um acontecimento marcante.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
3 de julho de 2025
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões