Rúben Brandão – Quadras e Outras Poesias

 

Rúben Brandão – Quadras e Outras Poesias


 

O Município de Ponte de Lima apresentou no dia 16 de Janeiro a obra de Rúben Brandão, coincidindo com a data de nascimento do autor limiano, que nasceu em Brandara a 16 de janeiro de 1947.

Esta obra é uma compilação de quadras e poemas de sua autoria, onde está bem evidente a paixão pela Vila limiana e pelo Rio Lima.

Rúben Brandão licenciou-se em Filosofia, pela Faculdade de Letras do Campo Alegre, Porto, em julho de 1983. Tirou o Mestrado em Filosofia Social e Política em 1988, pela mesma faculdade. Foi, durante vários anos, funcionário da segurança social, desvinculando-se em 1983 da instituição, passando a lecionar Filosofia e História, em vários estabelecimentos de ensino do país.

Participante ativo nas questões estudantis nacionais, participou em vários grupos de reflexão e de estruturação pedagógica. Faleceu a 10 de setembro de 2001.

Cláudio Lima, escritor limiano, foi o responsável pela seleção, prefácio e notas do livro. A apresentação da obra esteve a cargo de Cláudio Lima e de Rui Quintela, amigo do autor limiano.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, considerou que a publicação desta obra “insere-se na atividade editorial do Município e integra a nossa programação cultural”. O autarca enalteceu ainda o “trabalho de todos os que colaboraram direta ou indiretamente na realização desta obra. (..) Estamos a prestar uma homenagem à cultura limiana, e em especial a este autor, e é assim que pretendemos continuar a trabalhar pela divulgação dos autores limianos” sustentou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

A cerimónia de apresentação da obra “Quadras e Outras Poesias” decorreu no Auditório Municipal e contou com a presença dos amigos do autor, Rúben Brandão.

Município de Ponte de Lima, 18 de janeiro de 2018

Saber mais sobre Rúben Brandão

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões