Revista LIMIANA n.º 50

 

Revista LIMIANA n.º 50


 

Sob a direcção de Irene Vieira Rua e de Amândio de Sousa Vieira, acaba de sair a LIMIANA - Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 50, editada pela Casa do Concelho de Ponte de Lima, com sede em Lisboa. Na sua capa é apresentada uma ilustração da jovem e talentosa artista limiana Joana Rosa Caçador, alusiva ao famoso Baile da Espadelada de 1892, concebida para ilustrar a notável obra Pr’a Que Viva Ponte de Lima! Terra de Tradições, de Amândio de Sousa Vieira, editada pelo Município de Ponte de Lima.

Assinalando os 50 números da revista, é feita uma retrospectiva das capas da Limiana desde o primeiro número, de Janeiro/Fevereiro de 2007. Na mensagem dirigida aos leitores, Irene Vieira Rua lembra que “assinalar a Limiana n.º 50 significa celebrar Ponte de Lima e as suas gentes. Significa lembrar tradições, usos e costumes e com isto conservar toda uma riqueza do passado. Significa levar Ponte de Lima aos quatro cantos do mundo e dar expressão máxima à palavra “saudade”. Significa acreditar que Ponte de Lima é grande, tão grande como as maiores e que isso tem de ser gritado bem alto”.

Como habitualmente, são divulgadas neste número as principais actividades promovidas pela Casa do Concelho de Ponte de Lima, seguindo-se destaques profusamente ilustrados dedicados às Feiras Novas, ao 14.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, ao 4.º Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima, ao Clube Náutico de Ponte de Lima, ao Campeonato Nacional de Maratonas de Canoagem realizado em Ponte de Lima, ao Museu Nacional do Traje e ao Traje de Lavradeira de São Martinho da Gandra. Este número da Limiana inclui ainda uma crónica de Manuel Pimenta, com o título “Carrossel”, e um trabalho alusivo à homenagem ao Poeta António Vieira Lisboa promovida pelo Município de Ponte de Lima, assinalando os 50 anos da morte desta figura maior da Cultura Limiana.

A revista Limiana pode ser adquirida nas livrarias, papelarias e quiosques de Ponte de Lima, bem como na Casa do Concelho de Ponte de Lima, com sede na Rua de Campolide, n.º 316, em Lisboa.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões