O Santuário de Nossa Senhora da Boa Morte Correlhã – Ponte de Lima

 

O Santuário de Nossa Senhora da Boa Morte Correlhã – Ponte de Lima


 

 

Ultrapassadas várias vicissitudes que se prolongaram por perto de vinte anos, viu finalmente a luz do dia, em Julho de 2021, o livro “O Santuário de Nossa Senhora da Boa Morte, Correlhã – Ponte de Lima”, com edição do Município de Ponte de Lima e forte empenho da Junta de Freguesia da Correlhã, tendo como autores Eduardo Pires de Oliveira (texto) e Amândio de Sousa Vieira (fotografia).

Trabalho esmerado, com primorosa redacção e ilustração, digno de inequívocos elogios, este livro aborda, ao longo de 299 páginas, os seguintes temas sobre o Santuário de Nossa Senhora da Boa Morte, localizado na freguesia da Correlhã, concelho de Ponte de Lima:

  • Correlhã: o Monte da Nó (onde se localiza o Santuário);
  • História do Santuário de Nossa Senhora da Boa Morte;
  • A dimensão regional do Santuário de Nossa Senhora da Boa Morte;
  • A capela de Nossa Senhora da Boa Morte: arquitectura, talha, imaginária e pintura;
  • O culto de Nossa Senhora da Boa Morte;
  • O parque e os terrenos envolventes;
  • Os artistas que trabalharam para a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte;
  • O conhecimento de Nossa Senhora da Boa Morte ao longo dos tempos.

Para além da nota de abertura do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, do prefácio, subscrito pelo autor do texto, e de um texto introdutório de João Gomes d’Abreu, o livro apresenta ainda uma antologia de textos alusivos à freguesia da Correlhã e ao Santuário de Nossa Senhora da Boa Morte, um apêndice documental, com transcrição de documentos dos séculos XVII e XVIII, e uma vasta bibliografia manuscrita e impressa.

Na nota de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima realça que, “mais tarde ou mais cedo, era inevitável dar à estampa um trabalho de fôlego sobre este fantástico monumento barroco da Ribeira Lima”, e que “não obstante alguns trabalhos já publicados sobre este admirável Santuário, o carácter verdadeiramente singular e insólito que a sua capela-mor e respetivo retábulo e apostolado assumem na história da arte em Portugal exigiam esta edição, focada na riqueza interior deste templo mas não só, capaz de conferir agora e assegurar para o futuro uma projeção nacional a esta magnífica obra patrimonial situada no concelho de Ponte de Lima.”

Ainda na opinião do autarca limiano, [Ponte de Lima teve] “a felicidade de poder contar com o contributo simultaneamente apaixonado e meticuloso de Eduardo Pires de Oliveira e do Amândio de Sousa Vieira, dois verdadeiros Mestres do Ver, capazes de traduzir com olhar insinuante, nas voltas do texto e na envolvência da imagem, a extrema plasticidade e riqueza artística que o Santuário encerra.”.

Por sua vez, Eduardo Pires de Oliveira manifesta no prefácio a sua convicção de que o Santuário de Nossa Senhora da Boa Morte passará “a figurar definitivamente na lista das mais estranhas e excepcionais peças do barroco português e, como tal, em todos os manuais de História de Arte Portuguesa, manuais em que, aliás, já há muitos anos deveria figurar.”.

Para além da presença de diversas autoridades locais e municipais, a apresentação do livro, que decorreu a 31 de Julho de 2021 no Santuário de Nossa Senhora da Boa Morte, teve a participação de Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, de José Correia Vilar, Pároco da freguesia da Correlhã, de Eduardo Pires de Oliveira e Amândio de Sousa Vieira, autores da obra, de Fátima Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia da Correlhã, das Mordomas da Romaria de Nossa Senhora da Boa Morte e de Gaspar Lima e Joana Fiúza, que protagonizaram o momento musical com que terminou a sessão.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões