Em março, o Município de Ponte de Lima, através do Teatro Diogo Bernardes, apresentam uma oferta cultural dedicada às comemorações do Dia de Ponte de Lima e, decorrente disso, uma programação diferenciada de espetáculos que integram artistas limianos e/ou estruturas artísticas limianas.
No dia 04 de março, pelas 21.30 horas, e no âmbito do Dia de Ponte de Lima quando se comemoram 898 anos da fundação da Vila, destaque para o espetáculo “Ruy, a História Devida”. Ao longo de cerca de uma hora, ninguém fica indiferente à faceta de contador de histórias de Ruy de Carvalho. E porque não é todos os dias que temos Ruy de Carvalho perto de nós, o público é convidado a fazer perguntas ao ator, fazendo desta experiência mais do que um espetáculo, mas uma conversa intimista entre amigos. E que melhores amigos o Ruy podia ter para conversar senão o seu público? “Ruy, a História Devida” é o espetáculo que não pode perder.
Igualmente na área do Teatro realçam-se os espetáculos “Desempenho”, pela Companhia de Teatro Amarelo Silvestre, no dia 10, pelas 21. 30 horas. No elenco destacamos a presença do ator limiano Mário Alberto Pereira e, no dia 24 de março, pelas 21.30 horas, “Lar Doce Lar”, o espetáculo que juntou pela primeira vez em palco Joaquim Monchique e Maria Rueff. As portas da Residência Antúrios Dourados voltam a abrir-se e oferecem mais uma oportunidade de testemunhar ao vivo o enorme talento de dois nomes absolutamente incontornáveis da comédia nacional.
Inserido nas comemorações do seu 30.º aniversário, o Grupo de Teatro da Casa do Povo de Freixo apresenta-se no Teatro Diogo Bernardes, no dia 25 de março, pelas 21.30 horas, com a peça “O Médico à Força”, de Molière. Numa comunidade em que o dinheiro e todos os bens materiais move os interesses de toda uma rede de pequenos e grandes, a peça aborda de forma sublime o cruzamento desses mesmos interesses e a forma ardilosa de os levar a cabo.
No dia 11 de março, pelas 21.30 horas, Bruno Monteiro, Kevin Pires (produtor/ músico limiano) e Ricardo Soares juntam-se para executar, num cine-concerto, a banda sonora que criaram para a enigmática obra do cinema mudo “O Último dos Homens” (Alemanha, 1924) de W. R. Murnau.
Em março, dá-se continuidade à rubrica, “Domingos em Banda” (edição 2023), com a Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima, no dia 12, pelas 15.30 horas, num concerto representativo da ambição que a banda emprega no seu trabalho. Será, por isso, um desafio para os músicos e para o público, quer pela sua execução exigente, quer pelas suas sonoridades peculiares.
Ainda na música, irá apresentar-se pela primeira vez na sala do Teatro Diogo Bernardes, no dia 18 de março, pelas 21.30 horas, a banda THE STOCKROCKBAND. Alguns dos melhores temas da música Rock e dos Blues, revisitados por uma banda de velhos e novos amigos: THE STOCKROCK BAND. Na sua constituição encontram-se dois elementos limianos, os professores Ricardo Araújo e João Carlos Velho.
E, como já vem sendo hábito, realiza-se no dia 22 de março, pelas 21.30 horas, o espetáculo “Há…Jazz no TDB”, pela Escola de Jazz do Porto.
No segmento do Circo Contemporâneo, destaque para o espetáculo “Memórias”, no dia 17 de março, pelas 21.30 horas, com a presença do artista limiano Gérald Oliveira.
Finalmente, no dia 31 de março, pelas 21.30 horas, destaque para a performance de dança contemporânea “NA ONDA DA DISTÂNCIA”, de Rafael Alvarez, pela Companhia BODYBUIlDERS, num espetáculo que convida o público a mergulhar numa viagem ao Japão para descobrir através de um diálogo silencioso, a simplicidade e a potência dos principais materiais presentes ao longo da criação - Luz e Sombra, Corpo e Papel.
Todos os bilhetes para os eventos podem ser adquiridos na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes, de segunda a sexta-feira no horário normal de funcionamento ou então online, no site da BOL – teatrodiogobernardes.bol.pt
Bilhetes à venda na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes ou na bilheteira eletrónica em: https://teatrodiogobernardes.bol.pt.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
1 de março de 2023
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões