No Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima, dia 10 de março, a partir das 09h30
O Vale do Lima, conhecido pela sua beleza natural, é a terra natal do loureiro e da rota dos Vinhos Verdes. Acrescenta-se a este cenário ímpar, as Casas Solarengas que há séculos marcam esta paisagem e ajudam a formar a história da região.
Neste contexto, o Município de Ponte de Lima promove, no próximo dia 10 de março, um o seminário intitulado “À Descoberta dos Solares da Ribeira Lima”. Este encontro, com participação nacional e internacional, pretende reforçar o interesse pela residência nobre em toda a área do Vale do Lima, procurando realçar a importância que estes conjuntos arquitetónicos tiveram na história e na paisagem desta região.
Do programa destaca-se a apresentação do livro “À Descoberta dos Solares da Ribeira Lima - um Património entre a Continuidade e a Reinvenção” da autoria de Miguel Ayres de Campos Tovar.
A sessão de abertura conta com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, do Presidente da Direção da ADRIL, Eng.º Francisco Calheiros e do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Dr. Luís Pedro Martins.
Segue-se a apresentação do “projeto VINCULUM e os estudos das Casas: valorização cultural através da investigação histórica”, pela Professora Lurdes Rosa. “A Herança do Vinho” por Luciano Agostini, e “À Descoberta dos Solares da Ribeira Lima”, pelo Professor Armando Malheiro da Silva. O encerramento está a cargo do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCRD-N – Professor António Cunha.
Este Seminário vai realizar-se no Palacete Villa Moraes, no dia 10 de março, a partir das 9h30, sendo o número de participantes limitado, face à capacidade do espaço.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do seguinte endereço: https://www.cm-pontedelima.pt/pages/1684.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
17 de fevereiro de 2023
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões