Simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, em Ponte de Lima

 
Ver mais

Simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, em Ponte de Lima


No Palacete Villa Moraes, dias 3 e 4 de março de 2023

 

O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Consórcio Minho Inovação, organiza o primeiro simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho - 1st Gastronomy Symposium of Alto Minho, que decorre nos próximos dia 3 e 4 de março, no Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima.

Este simpósio é a primeira iniciativa concreta para o desenvolvimento do Laboratório de Gastronomia de Ponte de Lima. Pretende-se com este evento criar um espaço privilegiado de debate e discussão de ideias sobre os desafios, ameaças e oportunidade que a alimentação e a gastronomia enfrentam, desde a produção de recursos endógenos ao aumento dos padrões de qualidade de vida.

Numa discussão temática sobre gastronomia e inovação culinária, que protagonizam académicos, investigadores, consultores, chefs e empreendedores, numa análise cuidada sobre diversas experiências de sucesso a nível internacional, será um momento para interagir e refletir sobre o futuro do Alto Minho como região gastronómica e de Ponte de Lima como sua referência, num momento em que se anuncia uma das suas referências gastronómicas o “Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima” com o registo comunitário de Especialidade Tradicional Garantida.

Será um momento irrepetível para contactar e debater com reconhecidos especialistas nacionais e internacionais sobre Gastronomia, Turismo, Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade Alimentar. Um convite para aprender mais, conhecer tradições e valorizar o Alto Minho.

Este primeiro simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, contará com a participação, no primeiro dia, de Michele Filippo Fontefrancesco, da Università degli Studi di Scienze Gastronomiche, Itália, e os Chef’s nacionais João Rodrigues, do restaurante Monda e Projeto Matéria, e Liliana Duarte, do restaurante Cor de Tangerina, debatendo a tradição e inovação para um desenvolvimento sustentável do território.

Ainda no primeiro dia, a sessão que irá abordar a temática da Comida e Cultura contará com a participação de Colin Sage, da Independent Research Scholar, Irlanda, e Álvaro Campelo, da Universidade Fernando Pessoa. Rafael Oliveira, da SWORLD – Food and People Consulting, fará a apresentação do Referencial Gastronómico do Minho.

No dia 4 de março, na primeira sessão que abordará o tema da Cadeia de Valor do Turismo Gastronómico num Destino Turístico, terá a participação de Inãki Gaztelumendi, da United Nations World Tourism Organization, Espanha, John D Mulcahy, da Innovation and Growth Advisors Ltd , Irlanda, e  Claudio Cecchinelli, da Bergamo Creative City of Gastronomy UNESCO.

Já o segundo e último painel, subordinado ao tema Novos Negócios Emergentes através da Gastronomia, ficará a cargo de um representante do Basque Culinary Center, do Chef Diogo Novais Pereira, do restaurante Porinhos, e Nuno Vieira e Brito, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, fará a apresentação da ETG – Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima.

O evento contará com tradução em simultâneo para português.

As inscrições, gratuitas mas obrigatórias, podem ser efetuadas em https://www.cm-pontedelima.pt/pages/1683.

 

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
16 de fevereiro de 2023

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões