No mês em que se comemora o centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, o Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal, vai evocar o eterno poeta português.
Eugénio de Andrade é um dos escritores mais conhecidos da literatura portuguesa e considerado um dos poetas mais traduzido em línguas estrangeiras. Desde a poesia à prosa o seu contributo é imensurável e reconhecido.
Alguns dos temas que atravessam a poesia de Eugénio de Andrade estão também na sua prosa, nomeadamente a memória do mundo da infância e a presença modeladora da pintura e da música.
Relembra-se que este projeto denominado de “Memórias Literárias” visa dar a conhecer uma pluralidade de escritores do mundo e as suas obras.
Associe-se a este tributo, visite a Biblioteca Municipal e venha conhecer ou relembrar Eugénio de Andrade no centenário do seu nascimento.
Sobre o poeta:
Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de janeiro de 1923, no Fundão, e morreu no Porto em 2005, aos 82 anos.
A sua extensa produção literária granjeou-lhe vários prémios e distinções, entre os quais o Prémio Camões, em 2001, mas também o Prémio da Associação Internacional de Críticos Literários (1986), o Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus (1988) e o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (1989).
Além de vasta obra poética, Eugénio de Andrade publicou alguns livros em prosa, designadamente “Os afluentes do silêncio”, “História de égua branca”, com ilustrações de Manuela Bacelar, “Rosto precário” e “À sombra da memória”. Fez também traduções de Federico García Lorca, de Iannis Ritsos, das “Cartas Portuguesas (atribuídas a Mariana Alcoforado)” e de “Poemas e fragmentos de Safo”.
O poeta encontra-se sepultado no Cemitério do Prado do Repouso, no Porto, tendo a sua campa sido desenhada pelo arquiteto e seu amigo Álvaro Siza, incluindo a inscrição dos versos do seu livro “As Mãos e os Frutos”.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
3 de janeiro de 2023
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões