Comemoração do Dia Mundial do Livro em Ponte de Lima com a iniciativa “Livros sobre Rodas”

 

Comemoração do Dia Mundial do Livro em Ponte de Lima com a iniciativa “Livros sobre Rodas”


 

O Município de Ponte de Lima comemora o Dia Mundial do Livro com um conjunto de atividades de promoção do livro e da leitura e de divulgação da importância da Biblioteca Municipal enquanto “porta de acesso local ao conhecimento” e ao lazer, essencial para “o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais (…)” (in Manifesto da UNESCO Sobre Bibliotecas Públicas).

O programa para celebração desta efeméride integra a iniciativa “Livros sobre Rodas” que, de regresso ao Largo de Camões, no dia 22 de abril, disponibiliza a Biblioteca Itinerante a todos os cidadãos – leitores, ou não, da Biblioteca Municipal –, e o livre acesso a livros e a atividades de animação cultural.

A Biblioteca Municipal sairá fora de portas e através da Biblioteca Itinerante promoverá o diálogo intercultural e intergeracional, proporcionando momentos de convívio com a dinamização de iniciativas em torno do livro e da leitura.

Desta vez, a Itinerante apresenta a rúbrica “No largo há estória” que arrancará às 10h00 e pressupõe a leitura animada e musicada de livros.

São, pois, vários os motivos de interesse que justificam uma visita à sua Biblioteca ou a passagem pelo Largo de Camões!

De relembrar que o Dia Mundial do Livro é comemorado a 23 de abril, por decisão tomada pela UNESCO em 1995.

Pretende-se, com esta comemoração mundial, promover o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores, uma vez que o Livro e a Leitura são essenciais para o desenvolvimento de uma literacia plena, compreendida aqui como a aptidão para apreender e compreender a informação escrita na vida corrente, com vista à conquista dos objetivos pessoais, que passam pelo alargamento dos conhecimentos e das capacidades de cada um.

 

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
21 de abril de 2022

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões