O Teatro Diogo Bernardes dá as boas vindas a 2022, com uma oferta diferenciada de espetáculos nas mais distintas áreas culturais, a realizarem-se apenas a partir da 2ª quinzena de janeiro, respeitando as orientações do governo no controle da pandemia, que estabeleceu a semana de 2 a 9 de janeiro, de limitação de contactos.
Em janeiro, assume especial realce o Teatro, com os espetáculos “TIVESSEM FICADO EM CASA, SEUS ANORMAIS”, pela Companhia Coletivo Sabotagem, no dia 14 de janeiro, pelas 21h30m, constituindo a peça uma exposição de ideias aparentemente desconexas, vertidas em cinco histórias, um exercício de linguagem que nos convida a um embate frontal com a imagem daquilo em que nos temos vindo a tornar e “INSÓNIA” (espetáculo esgotado), pela Segredo Público, com o carismático ator Fernando Mendes, no dia 15 de janeiro, pelas 21h30m, no qual encarna a personagem de Custodio Reis, um vendedor de vinhos e licores, totalmente endividado, que no decorrer da peça, na tentativa de dar rumo à sua vida e ter paz de alma para conseguir novamente dormir, assistimos a uma hilariante crise interior e a momentos improváveis com amigos de toda a vida.
Ainda no Teatro, salienta-se em janeiro o espetáculo “HAMLET”, pela Companhia de Teatro de Braga, no dia 28 de janeiro, pelas 21h30m, numa performance sobre a realidade moderna, sobre a possibilidade de a olhar a partir de dois polos: o mundo é virtual ou o mundo é real e no confronto entre estes dois oponentes e o processo de interação entre eles.
Na música, destacam-se os espetáculos de “JOANA ESPADINHA”, no dia 22 de janeiro, pelas 21h30m, acompanhada por uma banda onde apresenta o seu novo álbum “Ninguém nos vai tirar o sol”, com uma componente musical iminentemente pop, num espetáculo em que fará incursões por temas dos seus discos anteriores e de “LINCE”, no dia 29 de janeiro, pelas 21h30m, tratando-se do alter-ego de Sofia Ribeiro, em que trás ao palco o seu primeiro disco “Hold To Gold”, que a artista, entre apelos à dança e à contemplação ou entre diálogos ou monólogos, constrói bases sonoras que nos provocam e nos obrigam a percorrer as sonoridades clássicas e eletrónicas.
Ainda na música, realizam-se, como já vem sendo hábito, os espetáculos “HÁ…JAZZ NO TDB”, pela Escola de Jazz do Porto, nos dias 19 e 26 de janeiro, pelas 21h30m.
Em janeiro, evidencia-se ainda na programação o espetáculo de Novo Circo “OTUS”, pela Companhia Oliveira & Bachtler, no dia 21 de janeiro, pelas 21h30m. É um espetáculo que através do circo, do teatro físico, do movimento, explora a tensão e a relação existente no universo que, imerso nas suas próprias nuances, é processado através de acrobacias, malabarismos, corda, trapézio e manipulação de objetos. Será ainda promovida pela mesma Companhia uma ação de mediação de públicos, destinada ao público escolar, através da dinamização de uma Oficina Circense, no dia 22 de janeiro, com a duração de 3 horas, na Escola Secundária de Ponte de Lima, para 15 alunos do Curso Profissional de Animação Sociocultural.
Todos os bilhetes para os eventos podem ser adquiridos na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes, de segunda a sexta feira no horário normal de funcionamento ou então online, no site da BOL – teatrodiogobernardes.bol.pt
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
5 de Janeiro de 2022
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões