Estreia hoje, dia 2 de Outubro de 2021, na RTP 1, às 22:59 h, a série documental "História do Teatro de Revista em Portugal”, com realização de Leandro Ferreira, natural de Ponte de Lima, e de Pedro Clérigo, que explica, em quatro episódios, a evolução do Teatro de Revista, desde a sua génese, em 1850, até aos dias de hoje.
A par, estabelece-se uma relação entre a situação política e social do País e a vida em Lisboa projetadas nos espectáculos.
A grande aposta da série é a recriação de vários números teatrais, sendo que os do primeiro episódio têm a particularidade de serem totalmente inéditos, uma vez que não há qualquer registo, ou nada que se pareça da sua encenação. As recriações foram encenadas por Flávio Gil que também faz parte do elenco, juntamente com José Raposo, Maria João Abreu, Paula Sá, Sara Brás, Diogo Martins e Ricardo Raposo.
A série produzida pela Panavideo é baseada numa ideia de António-Pedro Vasconcelos e Leandro Ferreira.
Episódio 1
Foi no antigo Teatro do Ginásio, em Lisboa, que no dia 11 de Janeiro de 1851 se estreou a primeira revista portuguesa intitulada "Lisboa em 1850". A sua grande vedeta era o actor Francisco Taborda. Com textos irónicos e acutilantes, a revista começou desde logo a meter o dedinho na política o que não agradou ao governo de Costa Cabral. O primeiro episódio da série documental "História do Teatro de Revista em Portugal" conta a evolução deste género desde a sua génese, em 1850, até ao fim da 1ª República, em 1926.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões