Teatro Diogo Bernardes - Programação de janeiro de 2023

 

Teatro Diogo Bernardes - Programação de janeiro de 2023


 

Em janeiro, o Município de Ponte de Lima continua a apostar forte na programação cultural do Teatro Diogo Bernardes, com uma oferta diferenciada de espetáculos nas mais distintas áreas culturais, destacando-se a participação do TDB no Projeto Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.

O Teatro Diogo Bernardes dá as boas-vindas ao ano de 2023 com o espetáculo de novo circo intitulado “Cir-k”, pela Companhia Oliveira e Bachtler, no dia 06 de janeiro, pelas 21h30. Espetáculo que, através do malabarismo e do teatro físico, procura transportar para o espaço cénico tanto a dimensão do espaço interior como a exaltação exterior dos personagens.

Na música, destaque para o espetáculo de Filipe Karlsson, no dia 07 de janeiro, pelas 21h30, quem depois de ter revelado em 2022 "Mãos Atadas", o seu terceiro registo em apenas dois anos de carreira a solo, Filipe Karlsson prepara-se para abrir o novo ano com a sua primeira grande digressão nacional.

Ainda na música, realizam-se, como já vem sendo hábito, os espetáculos “Há...Jazz no TDB”, pela Escola de Jazz do Porto, no dia 18 de janeiro, pelas 21h30.

Em janeiro iniciamos a rubrica, “Domingos em Banda” (edição 2023), com a Banda de Música de Ponte de Lima, no dia 15, pelas 16h00, com o espetáculo “Na forma original”, que é uma combinação que busca diversificadas influências musicais, na simplicidade nua e crua das suas próprias origens, a Música Filarmónica. Com ricos conteúdos melódicos, harmónicos, rítmicos e emocionais. Os estilos misturam-se, as técnicas cruzam-se, os conceitos fundem-se numa alquimia só possível sobre uma base de elementos sólidos com o peso de séculos vividos.

Na área do Teatro, destaque para os espetáculos “Tivessem ficado em casa, seus anormais”, pela Companhia Coletivo Sabotagem, no dia 13 de janeiro, pelas 21h30, constituindo a peça uma exposição de ideias aparentemente desconexas, vertidas em cinco histórias, um exercício de linguagem que nos convida a um embate frontal com a imagem daquilo em que nos temos vindo a tornar e “Os Pássaros”, pela Companhia de Teatro de Braga, no dia 20 de janeiro, pelas 21h30, espetáculo sob o lema FRONTEIRAS.

 

O Teatro Nacional D. Maria II vai ser alvo de obras de recuperação, nesse sentido preparou uma operação inédita e histórica: uma programação difundida por todo o território nacional que abrangerá mais de 90 municípios de todos os pontos do país, sendo o Município de Ponte de Lima e o Teatro Diogo Bernardes um dos teatros associados a receber o projeto artístico e cultural Odisseia Nacional, estruturado a partir de várias ações. A Odisseia Nacional apresenta-se no Município de Ponte de Lima e Teatro Diogo Bernardes entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2023 através da ação de mediação de públicos Podemos Entrar? da oficina de prática teatral Territórios Poéticos e pela apresentação do espetáculo de teatro “Zoo Story”, em Língua Gestual Portuguesa, legendado em português e com audiodescrição.

 

Todos os bilhetes para os eventos podem ser adquiridos na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes, de segunda a sexta feira no horário normal de funcionamento ou então online, no site da BOL – teatrodiogobernardes.bol.pt

 

Bilhetes à venda na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes ou na bilheteira eletrónica em: https://teatrodiogobernardes.bol.pt.

Venha ao Teatro! Venha ao Teatro Diogo Bernardes.

 

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
28 de dezemro de 2022

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões