Município de Ponte de Lima evoca memórias literárias

 

Município de Ponte de Lima evoca memórias literárias


 

São os escritores os protagonistas deste novo programa do Município de Ponte de Lima que através da Biblioteca Municipal apresenta um projeto online de promoção de livros e respetivos autores intitulado “Memórias Literárias”

Colmatando a distância física provocada pela COVID–19 difundem-se novos projetos que facilmente chegam a casa de todos, ao alcance de um click, dando-se a conhecer, desta forma, escritores do mundo e as suas respetivas obras.

Esta iniciativa vai contemplar uma pluralidade de escritores que consubstanciam abordagens diferenciadas ao nível da escrita e da literatura, quer sejam escritores de renome já notabilizados, jovens escritores, poetas, jornalistas, autores locais e outros letrados nacionais e estrangeiros.

Procurando-se cumprir e agregar as diversas valências da leitura e da literacia numa abordagem mais contemporânea e harmoniosa promove-se, sobretudo, o conhecimento sobre a herança cultural local, testemunho privilegiado do passado e também do presente.

Este novo espaço virtual será uma alavanca promotora da disseminação da memória e da identidade cultural locais, nacionais e internacionais.

Iniciamos as “Memórias Literárias” com o poeta António Porto-Além dando a conhecer a sua vida e obra, no mês em que se assinala os 20 anos do seu falecimento.

Associe-se à justa homenagem a uma das figuras da cultura local e conheça a sua produção literária.

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
29 de abril de 2020

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões