Sete patrimónios imateriais de Ponte de Lima nomeados às 7 Maravilhas da Cultura Popular

 

Sete patrimónios imateriais de Ponte de Lima nomeados às 7 Maravilhas da Cultura Popular


 

Ponte de Lima, Terra Rica da Humanidade, rica em tradições e festividades, não poderia deixar de candidatar o seu património imaterial às 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Foram apresentadas sete candidaturas, para cada uma das categorias – Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos – e todas elas estão nomeadas para a fase seguinte.

O património cultural de Ponte de Lima que constará entre os nomeados a nível nacional divide-se pelas 7 categorias a concurso:

  • Cantaria (artesanato);
  • Lenda do rio Lethes (Lendas e Mitos);
  • Feira quinzenal e Feira do Gado (Festas e Feiras);
  • Concertinas e cantares ao desafio (Músicas e Danças);
  • Mesa dos Quatro Abades (Rituais e Costumes);
  • Feiras Novas (Procissões Romarias);
  • Toalhas de Linho (Artefactos).

O desafio proposto pelas 7 Maravilhas da Cultura Popular é evidenciar a vivência e reconhecimento do património cultural material e imaterial de Portugal e eleger o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições, associadas a uma determinada região do país.

Caberá ao painel de especialistas, formado por figuras de indiscutível sabedoria e conhecimento na área do património e cultura, a seleção dos patrimónios candidatos, reduzindo a lista para 21 e, posteriormente, para 7 patrimónios candidatos por distrito e regiões autónomas.

Contamos com a participação e o envolvimento de todos os limianos para elevar a cultura popular de Ponte de Lima a uma das 7 maravilhas nacionais.

Fonte: Município de Ponte de Lima
15 de abril de 2020

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões