Desenhos de Fernando Hilário em exposição na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

 

Desenhos de Fernando Hilário em exposição na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima


De 15 de novembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020

 

 

O Município de Ponte de Lima, em colaboração com o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, apresenta na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima uma exposição de desenhos da autoria do pintor contemporâneo Fernando Hilário, com o título “O Desenho das palavras: da realidade à evasão”.

A mostra vai estar patente na varanda interior da Biblioteca Municipal, de 15 de novembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020.

A criação dos desenhos de Fernando Hilário reflete uma circunstância social, em que o artista se insere, seja uma reunião de trabalho, uma conversa de café ou outra atividade laboral ou de lazer. É nesse contexto que concretiza a grande maioria dos desenhos, fruto das palavras, das pessoas e dos ambientes, manifestando uma posição de agrado ou desagrado, que se reflete na expressão/configuração do desenho produzido.

A comunicação da palavra dita ou não dita encontra expressão no desenho, quer pela inserção gráfica da própria palavra verbal ou por outras grafias que a substituem ou complementam em representações sugestivas.

Os desenhos são então discursos visuais, motivados pela aquiescência ou intolerância das circunstâncias e das pessoas. Simultaneamente, traduzem momentos de evasão, numa dimensão de introspeção psicanalítica.

Produzidos com materiais aleatórios, porque disponíveis no momento em que ocorre a sua produção, estes desenhos devem ser entendidos como enunciados gráficos, livres de academismos e estereótipos, ou seja, manifestações criativas, conducentes à transfiguração das realidades quotidianas, desde logo as de natureza sociocultural.

Esta mostra acolhe desenhos do artista concebidos a partir dos anos 80 até à atualidade.

 

 

Sobre o autor:

Fernando Hilário Mendes Ferreira, professor, pedagogo, pintor, escultor, investigador e escritor, é natural do Porto, onde nasceu em 1953, e reside há vários anos em Vilar do Monte, Ponte de Lima.

É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas e doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada.

Foi professor do ensino secundário e do ensino superior público e privado. Trabalhou na Escola Superior de Educação do Porto e com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na área da formação pedagógica de professores.

Colaborou com a Editora ASA no desenvolvimento de projetos relacionados com a produção de livros didáticos nas áreas da língua e da literatura portuguesas.

Tem publicação dispersa na imprensa escrita, de que se destaca a colaboração que manteve com o Jornal de Notícias do Porto, na última década de 1900, com a rubrica “Escrita de Mel e Água”.

É membro investigador do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Foi cofundador do Centro de Línguas e Culturas da Universidade Fernando Pessoa.

Recebeu vários prémios de poesia. É membro da Academia de Pintura Cittá de Roma. Foi membro fundador da Associação de Escritores de Gaia. Fundou a Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima, sendo o atual Presidente de Direção.

Tem desenvolvido estudos nas áreas do Modernismo, da Literatura Africana de Expressão Portuguesa e da Poesia Concreta e tem participado com comunicações em diversos encontros científicos.

É autor de uma vasta bibliografia e de uma imensa produção artística. Expõe pintura com regularidade desde 1980.

Fonte: Município de Ponte de Lima
31 de outubro de 2019

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões