Por ocasião das comemorações do Dia de Ponte de Lima, assinalado a 4 de março, efeméride que assinala a entrega do Foral pela Rainha D. Teresa a Ponte de Lima no ano de 1125, o Município promoveu um conjunto de ações culturais, com destaque para a exposição documental sob o lema “Estátua Rainha D. Teresa – 2002 - 2022”, organizada em colaboração com o fotógrafo Amândio de Sousa Vieira.
Constituída por diversos painéis com informação essencialmente fotográfica e documental, a exposição mostra alguns momentos de todo o processo que teve lugar há 20 anos, prestando tributo a um grupo de cidadãos limianos que em boa hora decidiu associar-se para fazer erguer, em frente aos Paços do Concelho, um monumento evocativo da fundadora de Ponte de Lima.
A exposição está patente junto à estátua até ao final do mês de março, seguindo depois em itinerância para as escolas do concelho de Ponte de Lima.
O dia festivo, que coincidiu com o primeiro fim-de-semana gastronómico de 2022, destacou também a vertente gastronómica Limiana, com a apresentação do livro “Ponte de Lima à Mesa: contributos para a sua carta gastronómica”, da autoria do Prof. Álvaro Campelo, publicação onde constam 100 receitas que redescobrem pratos tradicionais e que tem em vista preservar e valorizar a gastronomia e o receituário, enquanto património cultural e identitário.
O programa das comemorações do Dia de Ponte de Lima de 2022, que contou com a presença da Directora Regional de Cultura do Norte, Doutora Laura Castro, incluiu as seguintes iniciativas:
-.Inauguração da Exposição de Fotografia “Caminhos – As pontes do Caminho Português do Porto a Santiago”, de Xoán Arco da Vella, promovida pela Asociación de Amigas e Amigos do Camiño Portugués a Santiago, de Pontevedra, na Torre da Cadeia Velha;
-.Deposição de Coroa de Flores na Estátua da Rainha D. Teresa, na Praça da República;
- Inauguração da Exposição “20 anos da Estátua da Rainha D. Teresa – 2002-2022”, na Praça da República;
-.Inauguração das obras de conservação da Capela do Anjo da Guarda, no Parque do Arnado, em Arcozelo, executadas no âmbito do Projeto de Qualificação e Valorização do Caminho Português de Santiago;
-.Sessão Solene Comemorativa do Dia de Ponte de Lima, no Espaço Panorâmico da Expolima, com momentos musicais pelo Quinteto Limiano, a evocação dos 20 anos da Estátua da Rainha D. Teresa, pelo Dr. Francisco Abreu Lima, a apresentação do livro “Ponte de Lima à Mesa: contributos para a sua carta gastronómica” e os discursos oficiais;
- Concerto de música clássica no Teatro Diogo Bernardes, com Carlos Guilherme, Filipa Lopes e Pedro Vieira de Almeida;
- Animação de rua por grupos de música popular do concelho;
- Encontro de tocadores de concertina no Largo de Camões;
- Espetáculo de música “Síncope”, no Teatro Diogo Bernardes, por Carlos A. Correia, artista multidisciplinar, com raízes em Ponte de Lima;
- Encontro Concelhio de Bombos, no Centro Histórico;
- Desfile da Tradição no Centro Histórico, com a participação dos Grupos Folclóricos e Etnográficos do Concelho.
Fotografias: Amândio de Sousa Vieira
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões