Apresentação do livro “A Escolha”

 

Apresentação do livro “A Escolha”


Romance de Maria da Luz Ferreira de Barros, cuja ação se desenrola em Ponte de Lima – Apresentação na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, dia 8 de fevereiro de 2020, pelas 15h00

 

O Município de Ponte de Lima promove o lançamento da obra “A Escolha”, da autoria de Maria da Luz Ferreira de Barros, no próximo dia 8 de fevereiro de 2020, pelas 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

Trata-se do primeiro romance da autora, cuja ação se desenrola em Ponte de Lima, privilegiando as temáticas da causa feminina, os abusos cometidos sobre as mulheres, desde a Idade Média.

Um livro que aborda vivências, preocupações de estigmas e costumes do passado, que memorizam e limitam as mulheres cuja apresentação estará a cargo de Cristiana Freitas, Diretora do Arquivo Municipal de Ponte de Lima.

 

Sobre a autora:

Nasceu numa aldeia do concelho de Santa Maria da Feira, no lugar da Cruz, freguesia de Lobão, em 1957.

Filha mais velha de uma família numerosa com mais seis irmãos, ajudou desde pequenina nas lides da terra; tendo que deixar a escola, contra a vontade dos seus mestres, e trabalhar para ajudar a família.

Mais tarde, já casada, retomou os estudos. Licenciou-se em Ciências Históricas, na Universidade Portucalense – Infante D. Henrique, em 1992, concluiu o Mestrado em História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1996, e terminou o Curso de Doctoramiento pela Faculdad de Filosofia y Letras da Universidad de Valladolid, em 2000, sempre dentro da História Social Medieval.

Nesta área, participou em vários projetos de investigação, desde logo na Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, entre 1995 e 2001. Publicou diversos artigos em revistas da especialidade, e foi coautora da História da Marinha Portuguesa - Homens, Doutrinas e Organização, (1139 – 1414).

 Fonte: Município de Ponte de Lima
27 de janeiro de 2020

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões