Museu dos Terceiros Expõe o Património Religioso da Freguesia da Labruja

 

Museu dos Terceiros Expõe o Património Religioso da Freguesia da Labruja


 

O Museu dos Terceiros inaugurou, no dia 7 de abril de 2022, a exposição temporária O Património Religioso de Ponte de Lima: A Freguesia da Labruja, que estará patente ao público até 26 de julho de 2022.

Prosseguindo o trabalho iniciado há anos de divulgar o acervo sacro existente no território do atual concelho de Ponte de Lima, e que já incluiu freguesias como Arcozelo, Correlhã, Moreira do Lima, Vitorino dos Piães e Navió, Ribeira, Refoios do Lima, Facha, o Museu centra agora as suas atenções na freguesia da Labruja.

Situada na extremidade norte do concelho, a Labruja foi, ainda em tempos anteriores à formação de Portugal, local de fixação de comunidades monásticas de regra beneditina, entretanto desaparecidas, mas que deixaram as sementes para a implantação futura de monumentos religiosos que ainda hoje sobrevivem.

O espólio religioso patente nesta exposição é proveniente de diversos templos da freguesia, abrangendo a Igreja Paroquial, dedicada a São Cristóvão, mas também capelas públicas que se foram edificando no seu território junto à rota de peregrinação a Santiago de Compostela, sem esquecer o Santuário do Senhor do Socorro, construção arquitetónica que acabou por fazer, a partir da segunda metade do Século XVIII, também com a sua romaria, a fama do local.

Com entrada livre, esta exposição poderá ser visitada no horário habitual do Museu dos Terceiros, de terça a domingo, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h.

 

 Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões