António Matos Reis (António Pais de Matos dos Reis) nasceu na freguesia de Fornelos, concelho de Ponte de Lima, no dia 21 de Abril de 1943.
Frequentou os seminários diocesanos de Braga, obteve a licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1975, e o doutoramento na mesma Universidade, em 2004.
Foi professor do Ensino Secundário; director e conservador do Museu Municipal de Viana do Castelo; e Director do Departamento de Desenvolvimento Económico, Social e Cultural da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Tem volumosa colaboração, de índole variada, com predomínio dos temas resultantes da investigação histórica, em diversos periódicos, e sobretudo nos órgãos da imprensa regional da Ribeira Lima (Notícias de Viana, Aurora do Lima, Cardeal Saraiva, Povo do Lima, Notícias dos Arcos, Povo da Barca) e arredores (Barcelense, Diário do Minho).
É autor de numerosos trabalhos de investigação histórica publicados em livro e em diversas revistas.
Por deliberação unânime de 27 de Janeiro de 1997, a Câmara Municipal de Ponte de Lima atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural, com que foi agraciado na sessão solene comemorativa da fundação de Ponte de Lima, em 4 de Março do mesmo ano.
Em 2008, foi galardoado com o Prémio Nacional de História Medieval “Almeida Fernandes”.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões