Amândio Amorim de Sousa Vieira

 

Amândio Amorim de Sousa Vieira




Medalha de Mérito Cultural
Atribuída a Amândio Amorim de Sousa Vieira pela Câmara Municipal de Ponte de Lima



Fotógrafo responsável pela ilustração de diversas publicações sobre Ponte de Lima, muitas delas editadas pelo Município, por si próprio ou em co-autoria.

Foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal Cultural atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, na Reunião Ordinária de 11 de Fevereiro de 2014, em reconhecimento do seu exemplo de dedicação à cultura e aos valores pontelimenses.

Esta medalha foi entregue pelo Vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Dr. Paulo Sousa, a Amândio de Sousa Vieira na Sessão Solene das Comemorações do Dia de Ponte de Lima, que teve lugar no Teatro Diogo Bernardes, no dia 4 de Março de 2014.

Amândio de Sousa Vieira foi também distinguido pela Casa do Concelho de Ponte de Lima com a categoria de Sócio Honorário, igualmente em reconhecimento do seu exemplo de dedicação à cultura e aos valores pontelimenses e pela rlevante colaboração à LIMIANA - Revista de Informação, Cultura e Turismo, editada por esta Associação com sede em Lisboa. A respectiva proposta, submetida pela Direcção da Casa do Concelho de Ponte de Lima  à Assembleia Geral de 26 de Fevereiro de 2012, foi aprovada por unanimidade e aclamação.

Foi ainda distinguido com a Medalha de Mérito Cultural atribuída pela Junta de Freguesia da Correlhã, por ocasião da comemoração do Dia da Correlhã, em 2016, decisão tomada por unanimidade em reunião de Junta de Freguesia de 15 de Abril de 2016.

 

Para saber mais sobre Amândio de Sousa Vieira clique  AQUI

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões