Dr. Francisco Maia de Abreu de Lima, exemplo de dedicação à família, por Mons. Dr. José Gomes de Sousa

 

Dr. Francisco Maia de Abreu de Lima, exemplo de dedicação à família, por Mons. Dr. José Gomes de Sousa



Mons. José Gomes de Sousa



Tendo em vista perfilar algumas características do Ex.mo Sr. Dr. Francisco Maia de Abreu de Lima, acentuaria a sua sensibilidade, traduzida num perfil profissional e social, atento às circunstâncias humanas de cada época da sua vida.

Não sendo da minha competência pormenorizar os aspectos da sua acção, contudo, no decurso dos quarenta e sete anos vividos em Ponte de Lima, fui caindo na conta da sua preocupação em “servir”, porventura no meio de algumas ingratidões, as pessoas. Creio que uma certa sensibilidade artística lhe tenha sido ajuda de modo a responder às várias exigências da sociedade em que ele viveu inserido, como cidadão atento e dedicado.

Além disso, acentuaria o que me parece mais chamativo na sua vida: uma dedicação heróica e alegre à sua família. De facto, no seu modo de ser, manifesta que, para ele, a beleza e grandeza da família são a sua «riqueza». Que maravilha é haver avós tão ternos e atentos aos netos! Estes têm nele um tesouro que, certamente, apreciarão e agradecerão ao Deus-Amor, fonte da família.

Da minha parte, na minha qualidade de pároco e amigo, estou-lhe agradecido pela sua dedicação, fiel e discreta.

 

Ponte de Lima, 19 de Novembro de 2014
In: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 40, de Dezembro de 2014

 

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões