Notícia publicada no Jornal "Cardeal Saraiva"

 

Notícia publicada no Jornal "Cardeal Saraiva"


"Cardeal Saraiva" n.º 4651, de 18 de Maio de 2017

 

 

Ponte de Lima Cultural é o  novo portal limiano 

 

No passado sábado, dia 6 de maio, no Auditório Municipal, ocorreu a apresentação do novo portal Ponte de Lima Cultural, uma plataforma na WEB onde se fará continuamente a promoção e divulgação do património cultural, material e imaterial do concelho de Ponte de Lima.

Este projecto nasceu pela mão de José Pereira Fernandes, que foi fundador da Revista Limiana, por ele dirigida com reconhecida competência durante oito anos.

Assumindo o papel de coordenador da plataforma, José Pereira Fernandes apresentou-a como um instrumento de livre acesso a todas as manifestações artísticas, culturais, educativas e informativas produzidas em Ponte de Lima através dos tempos e na actualidade, funcionando como um repositório interativo de material escrito e visual de interesse público.

Durante a sua intervenção, o coordenador especificou diversas funcionalidades e deu vários exemplos da característica versátil e dinâmica dos múltiplos conteúdos.

O autor deste projeto cultural percorreu muitos dos menus que integram o portal digital, revelando a facilidade da navegação intuitiva e apelativa que ele oferece.

A apresentação do novo portal foi feita pelo Professor Doutor José Cândido de Oliveira Martins, que se referiu ao seu carácter enciclopédico, inclusivo e universal na promoção e divulgação do património cultural do concelho de Ponte de Lima. Na sua óptica, uma das suas grandes vantagens é a possibilidade de reunir num único local cibernético diversos conteúdos de interesse que até agora estavam dispersos e avulsos.

O investigador e académico lembrou também que esta iniciativa reúne a colaboração escrita e artística de muitos ponte-limenses e de outras comunidades ligadas afectivamente a esta histórica vila, tendo chamado a atenção dos presentes para a necessidade de todos alimentarem com informação a recém-criada plataforma, a qual cumpre “o nobre dever de acautelar e proteger a cultura enquanto herança secular indispensável ao desenvolvimento de uma região e à qualidade de vida das populações.”

Esta sessão cultural, que foi conduzida por Ana Carneiro, contou com as presenças de Ricardo Vermelho, sócio-gerente da empresa Megasites responsável pelo desenvolvimento gráfico da plataforma, e de Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, que classificou o recém-criado projeto como um “verdadeiro acto de cidadania e de inclusão”, sustentado num “profundo sentimento de limianismo” e na vontade da sua divulgação mundial.

Entre o público presente, que ficou manifestamente surpreendido com a iniciativa, viam-se diversos professores de diferentes níveis de ensino, os antigos Presidentes do Município João de Araújo Pimenta e Francisco Abreu Lima, Manuel Barros, vereador do Município, João de Abreu Lima, os poetas Cláudio Lima, David Rodrigues e Fernando Aldeia, Irene Rua (então, directora-adjunta da Revista Limiana), Filipe Barroso (então, membro da Direcção da Casa do Concelho de Ponte de Lima), o fotógrafo Amândio Vieira, Abílio Sá Lima (da Rádio Ondas do Lima), João Maria Carvalho (da Mesa da Santa Casa da Misericórdia), os pintores Américo Carneiro e Arq.º Ovídio Carneiro, e muitos outros nomes da Cultura Limiana.

No decorrer da sua intervenção, José Pereira Fernandes aproveitou a oportunidade para se referir a Ovídio Carneiro como o maior pintor limiano de todos os tempos, abordando sua multifacetada obra com profundidade e reconhecida competência.

Encontrando-se com a sua família presente no auditório, o arquitecto e professor limiano recebeu uma grande ovação do público e agradeceu com manifesta emoção as referências elogiosas que lhe foram feitas.

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões