Arte de Amar Ponte de Lima - A palavra e a imagem

 

Arte de Amar Ponte de Lima - A palavra e a imagem


 

Autores

Cláudio Lima

Amândio de Sousa Vieira

Edição

Município de Ponte de Lima, julho de 2023

 



Vasco Ferraz

Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima



 

Breve introdução à 2.ª edição deste livro, revista e aumentada

Ponte de Lima é herdeira de um vasto património literário que, impulsionado pelo lirismo de poetas, vai perpetuando ao longo dos tempos o conhecimento, a cultura, as tradições, as paisagens, a beleza de um território marcado pela ancestralidade, pelos amores e desamores plasmados em páginas de louvor e elogios a uma terra que sabe preservar o legado literário notabilizado pelos versos que reconhecem os eruditos de tempos passados e os atuais letrados com olhos postos no futuro.

Este livro estabelece um diálogo de sentidos entre a poesia e a fotografia, corporizado em hinos de beleza a esta terra e às suas gentes, que afirmam a correlação íntima existente com um dos rios mais entoados em toda a literatura portuguesa – o rio Lima, rio da saudade e do esquecimento – que une gerações e convida à deambulação do olhar, captando a paisagem e proporcionando momentos de fruição de experiências físicas, desportivas, lúdicas, visuais e criativas.

A serenidade bucólica deste rio é fonte de expressiva inspiração, amplamente reconhecida e confirmada pela vasta produção editorial publicada e que se alcança nesta obra ao celebrar o encontro harmonioso dos versos do escritor e poeta Cláudio Lima com as imagens do percursor e guardião do património fotográfico limiano Amândio de Sousa Vieira.

Esta nova edição, agora difundida, vem reconhecer, confirmar e destacar o talento, a vitalidade e a dedicação empreendidas pelos autores num equilíbrio singular entre as palavras e as imagens, num jogo de harmonia entre as letras e o património artístico visual e na dinâmica da fusão conquistada entre a arte literária e a arte fotográfica.

Cria-se, assim, um diálogo consonante entre poemas e fotografias, fruto de um trabalho notável que os autores conseguiram empreender e que vão engrandecer a literatura, a memória e a identidade limiana.

Atrevam-se a passear pelas páginas deste livro, a ler ou reler os textos produzidos e a vivenciar este território através das imagens poéticas.

 

 

Excertos do Prefácio de A. M. Couto Viana à 1.ª edição, publicada em janeiro de 2004 por iniciativa do Lions Clube de Ponte de Lima:

“A partir deste livro, nenhum limiano pode já esquecer, na teoria dos sublimes poetas do rio lendário, o estro de Cláudio, dos mais apaixonados, dos mais arrebatados, ante a sua braveza e placidez. E todas as composições revelando uma cuidadosa e clássica perfeição formal, a variedade dos metros e das rimas, a modernidade da sua visão, a beleza das suas metáforas.

(…)

As páginas admiráveis deste volume ganham, ainda, o encanto da excelente objectiva subjectiva de Amândio de Sousa Vieira, cuja arte fotográfica vem divulgando a imagem de uma Ponte de Lima sedutora, tão sedutora como aquela que Cláudio Lima nos oferece, aqui, no esplendor da sua Poesia.”

 

Saber mais sobre Cláudio Lima
Saber mais sobre Amândio de Sousa Vieira

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões